Dicas e Curiosidades

21 séries que todo engenheiro deve assistir!

A 18ª é a minha Favorita!

21 séries que todo engenheiro deveria assistir

Sabemos o quanto são estressantes os trabalhos em grupo, e agonizante esperar as notas das provas nos portais… enfim férias, e você precisa se desapegar de toda essa tensão.
Por isso separei séries que todo engenheiro deveria assistir.

1) EXTREME ENGINEERING

Extreme Engineering possui 6 temporadas e apresenta alguns desafios enfrentados pela construção civil, mostrando a evolução do homem, que ao longo dos anos adquiriu a necessidade de construir cada vez mais com técnicas elaboradas. Apesar de ser um seriado sobre engenharia civil, os desafios enfrentados são grandes exemplos para todas as áreas da engenharia.

2) HOUSE OF CARDS

Este seriado é um sucesso aclamado pela crítica televisiva atual. Abordando a trajetória de um político nos Estados Unidos, que resolve sabotar a gestão do presidente dos Estados Unidos, após não ser nomeado como secretário de estado. Engenheiros que querem saber mais sobre administração e liderança poderão ficar bem interessados.

3) PRISON BREAK

Em Prison Break Michael Scofield é um homem desesperado numa situação muito complicada. Seu irmão, Lincoln Burrows, está no corredor da morte e será executado em alguns meses, após ser condenado por um assassinato que Michael está convencido que Lincoln não cometeu. Sem outras opções e com o tempo diminuindo, Michael assalta um banco para que ele seja preso e levado para a penitenciária estadual de Fox River, o mesmo local onde seu irmão está cumprindo pena. Uma vez lá dentro, Michael — um engenheiro civil com as plantas da prisão tatuadas em seu corpo — começa a executar um elaborado plano para libertar Lincoln e provar a sua inocência.

Esta série é indicada para engenheiros pelo fato de o personagem principal da trama ser um engenheiro civil que, utiliza seus conhecimentos para planejar a sua fuga da prisão. Seu alto QI e sua análise das plantas dos prédios lhe permitem realizar ações que deixarão você mais envolvido e impressionado a cada episódio.

4) ELEMENTARY

A série conta a história de Sherlock Holmes nos dias atuais. O detetive icônico mora em Nova York, mas mesmo assim continua a resolver os crimes mais hediondos de que se tem notícia. Após sair da reabilitação, em Londres, o excêntrico Sherlock foge para Manhattan. Entretanto, seu rico e poderoso pai o força a morar com um grande pesadelo: uma guardiã sóbria, a Doutora Joan. Essa série é muito interessante porque para resolver seus inúmeros casos, Holmes utiliza de pensamento lógico e visão analítica!

5) MARAVILHAS MODERNAS

Se você tem vontade de acompanhar os avanços tecnológicos, mecânicos e industriais que a humanidade já sofreu Modern Marvels, te ajudará muito nisto. A série é uma verdadeira enciclopédia em forma de seriado onde você verá de tudo e um pouco mais.

6) HOUSE

O que um drama hospitalar tem a ver com engenharia? O Dr. House desvenda verdadeiros enigmas da medicina moderna através de um pensamento muito crítico e de certa forma incomparável. Seja na medicina ou na engenharia, esse tipo de raciocínio é muito útil e pode fazer a diferença na carreira de um engenheiro.

7) CSI: LAS VEGAS

A ciência forense aplicada nos casos de ficção de CSI já faz parte da cultura pop deste século. Mais importante que isso é o nível de atenção dado aos detalhes em cada episódio da série. Uma simples fibra minúscula pode ser a salvação ou a condenação de um personagem. Utilizando o micro para investigar o macro, CSI é um prato cheio para o engenheiro atento.

8) GAME OF THRONES

Esta é a série de maior sucesso da atualidade e, apesar de não estar relacionada à engenharia, os espectadores podem aprender muito sobre estratégia e liderança, duas características que qualquer pessoa precisa desenvolver para exercer bem a sua profissão.

9) DOCTOR WHO

Doctor Who é uma série de ficção científica inglesa produzida pela rede BBC. A série é muito conhecida pelas suas histórias imaginativas, pelos efeitos especiais e foi pioneiro na utilização de música eletrônica. A série já passou por diversas fases, com diferentes elencos. Atualmente, na versão conhecida como 2005, tem no elenco o ator David Tennant interpretando o Doutor.

10) BIG BAG THEORY

Leonard e Sheldon são dois brilhantes físicos que dividem o mesmo apartamento. Suas vidas se complicam quando uma belíssima jovem, porém pouco inteligente, Penny, se muda para o apartamento do lado. A série faz muito sucesso e mistura humor com ciência, física e diversos conhecimentos que podem ser muito úteis.

11) DA VINCI’S DEMONS

A trama de Da Vinci’s Demons acompanha a vida de Leornado Da Vinci aos 25 anos na Florença renascentista, onde o artista e inventor tinha que lidar com as limitações tecnológicas da época para concretizar suas criações.

12) FRINGE

Quando um misterioso acidente de avião em um vôo internacional deixa todos os passageiros e tripulantes mortos sem explicação, a agente do FBI Olivia Dunham descobre um ex-cientista internado em uma Clínica Psiquiátrica que pode ter relação com o caso. Walter Bishop – o cientista, e seu filho, Peter, juntam-se à equipe do FBI para auxiliar na investigação. Logo, eles descobrem que uma enorme quantidade de eventos estranhos fazem parte de um padrão bem maior do que imaginam. Mutação genética, reanimação, teletransporte, universos paralelos… E, sem saber, eles estão bem no centro dessa série de acontecimentos que pode mudar tudo o que conhecemos.

13) SHERLOCK

Investigações que usam da arte da dedução, atenção a detalhes minimalistas, comportamento e qualquer coisa que você seja capaz de pensar. Tudo serve para que o brilhante e egocêntrico Sherlock possa chegar à verdade das coisas. E claro que o bom e velho Watson não poderia faltar, representando um amigo fiel para o excêntrico Sherlock

14) THE CODE

Com apenas uma temporada, a série da BBC no estilo documentário tenta desvendar os mistérios do código matemático que estaria por trás da vida na terra e de todos os eventos do universo — desde crenças religiosas até a formas encontradas na natureza. Exibida em 2011, a série é parada obrigatória para engenheiros e apaixonados por números e fórmulas matemáticas.

15) GRAND DESIGNS

Exibida desde 1999, a série britânica Grand Designs retrata mostra pessoas cujo objetivo de vida consiste em construir a própria casa. Produzida pelo Channel 4, os episódios com no máximo 50 minutos mostras os desafios da execução de projetos ambiciosos e inovações construtivas ao redor do mundo. O apresentador Kevin McCloud acompanha os projetos do zero, passando por todas as fases construtivas — inclusive os perrengues e erros até a construção ficar pronta.

16) MEGASTRUCTURES

Produzida pela National Geographic, a série Megastructures foi lançada em 2004 e é bem parecida com a Extreme Engineering. O foco são os projetos de engenharia fogem do comum e chamam a atenção pelo tamanho, profundidade, localização ou materiais utilizados, além das técnicas utilizadas para erguê-los.

17) ENGINNERING AN EMPIRE

A série produzida pelo History Channel explora as características arquitetônicas e construtivas de algumas das maiores sociedades que já passaram pelo planeta. Lançada em 2006, a série foi inicialmente pensada como um único documentário, mas o sucesso foi tão grande que os produtores decidiram expandir para 14 episódios no total.

Dentre os impérios mostrados pelo programa, estão o Império Asteca, a Rússia, a China, o Império Persa e até o reino de Napoleão Bonaparte.

18) VIKINGS

Vikings apresenta os famosos exploradores, comerciantes, guerreiros e corsários nórdicos a partir do seu ponto de vista.
A história é centrada em Ragnar Lothbrok (Travis Fimmel, deBeast), um agricultor e guerreiro que acredita ser descendente direto do deus Odin, que decide partir e lutar para conquistar novas terras.

19) BLACK MIRROR

Black Mirror retrata a inquietação coletiva em relação ao mundo moderno. Com muito suspense e genialidade, cada história explora temas relacionados à paranoia tecnológica contemporânea. A tecnologia transformou todos os aspectos de nossa vida: em todas as casas, em todos os escritórios e nas mãos de todas as pessoas há uma tela de plasma, um monitor, um smartphone – um espelho negro refletindo a nossa existência no século 21.

20) MARS

A bordo do foguete Daedalus, o comandante Ben Sawyer (Ben Cotton) lidera a primeira missão humana a Marte, no ano de 2033. Enquanto observamos a viagem e os primeiros dias da tripulação, especialistas no planeta comentam sobre as condições de vida e sobre os avanços nas pesquisas e desenvolvimentos no caminho para a viagem da Terra ao planeta vermelho.

21) SALVATION

A narrativa é centrada em um estudante do MIT (o Instituto de Tecnologia de Massachusetts) e um superstar de tecnologia que levam a um oficial de baixa patente do Pentágono uma descoberta surpreendente: um asteroide está a seis meses de colidir com a Terra.

Veja mais

Rodolfo Lima

Publicitário, Designer Gráfico, Analista e Consultor em Marketing Digital, Engreneiro e por ai vai. Responsável pela parte técnica do eproducao.eng.br e apaixonado pela mistura que dá entre Publicidade e Engenharia de Produção.

Comentários no Facebook

Close