Dicas e Curiosidades

5 habilidades em alta para desenvolver em 2021

Saiba quais são as soft skills que você precisa desenvolver.

A aceleração da transformação digital, crescimento das possibilidades de interação online e a necessidade de que profissionais saibam lidar com adaptações e autogestão fazem com que o mercado olhe com ainda mais atenção para as soft skills.

Soft skills são habilidades comportamentais relacionadas a maneira como o profissional lida com o outro e consigo mesmo em diferentes situações.

Confira a lista abaixo, ao final tem uma dica bônus para você acelerar sua carreira.

1. Resolução de problemas complexos

Resolver significa decompor, dividir em partes sem perder a visão do todo. Para lidar com problemas complexos é preciso ter a capacidade de criar soluções que nem sempre são as mais tradicionais e levar em consideração questões variáveis.

2. Trabalho em equipe

A pandemia é um ótimo exemplo da necessidade de saber trabalhar em equipe. Migrar as principais atividades do cotidiano para a modalidade online tem suas praticidades e flexibilidades, mas também pode ser exaustivo se não houver organização e colaboração. 

É importante estabelecer acordos e rotinas com a sua equipe de trabalho, família ou quem divide as tarefas do dia a dia com você. Essa é uma forma de facilitar a comunicação e evitar conflitos ou que informações se percam entre as trocas de mensagens. 

3. Pensamento crítico e analítico

Não importa qual é a sua área de atuação, saber olhar para as demandas e problemas de forma crítica e analítica é essencial. Esses são critérios cada vez mais decisivos em processos de seleção, inclusive. 

Por isso é comum que cases de empresas reais sejam apresentados em dinâmicas de recrutamento em busca de soluções: para observar a capacidade analítica de cada candidato/a. 

4. Criatividade e inovação

Saiba assumir riscos calculados e explorar as oportunidades de propor ideias diferentes. Mesmo que você não se considere uma pessoa criativa, essa é uma habilidade que pode ser aprimorada. Uma boa forma de começar a pensar por outro ponto de vista é ter em mente “qual problema eu quero resolver?”.

5. Liderança de pessoas

Se engana quem pensa que apenas pessoas em cargos de gestão lideram pessoas.

Essa é uma competência que complementa todas as já citadas: saber liderar é importante para a entrega de projetos realizados em equipe, para identificar quais colegas têm as habilidades mais adequadas para resolver determinados problemas, assim como integrar a pluralidade das pessoas para entregar soluções mais completas. 

Essa também é uma característica atemporal que dificilmente sairá do topo da lista, mesmo com a evolução tecnológica. 

Dica Bônus

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Luccas Costa

Formado em Engenharia de Produção, cursando Mestrado em Engenharia de Produção, especialista em Lean Manufacturing e em Solução de Problemas. Movido pela busca de novos conhecimentos e por compartilhar experiências.

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