Engenharia de Produção

A diferença entre PCP e PPCP

http://www.prodwin.com.br/blog/planejamento-e-controle-da-producao-modulo-pcp/

Todos nós sabemos a dificuldade entre o planejado e realizado, o grande problema é quando o realizado destoa muito do planejado é aí que está o grande “x” da questão. Afim de minimizar essas variações entre aquilo que é planejado e o realizado, existem ações de controle que uma empresa pode tomar como PCP (Planejamento e Controle da Produção) e PPCP (Planejamento, Programação e Controle da Produção). Vamos diferenciar um pouco as duas para entendermos melhor cada uma.

+ O que é PCP?

PCP é a sigla para Planejamento e Controle de Produção, ou seja, o sistema de gerenciamento de recursos operacionais de uma empresa, que engloba todas as atividades relacionadas ao processo de produção e a consolidação de todas essas informações relativas ao mesmo isso à longo prazo.

http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/ap/artigos/planejamento-estrategico-na-medida,f897dd52aa611510VgnVCM2000004d00210aRCRD

Planejamento: Planejar significa que você vai montar um plano, ou seja, protocolar sua previsão dos acontecimentos futuros, como será executado os eventos e quais são os resultados esperados de cada um desses eventos. São alterações que não são feitas de um dia para o outro normalmente o planejamento é feito pensado para médio à longo prazo e para que aconteçam, necessitam que diversas áreas atuem em sinergia.

Controle: Tem como atribuição de lidar com qualquer desvio que aconteça do planejado e tome ações necessárias para redesenhar planos ou realizar intervenções nas operações para que voltem ao planejado. Resumindo, o controle são todas as ações que uma empresa precisará fazer para manter seu plano nos eixos. Ações de Controle envolve o monitoramento, controle, elaboração e aplicação de planos de contingência.

Produção: É o produto final, o que será produzido para atender às suas demandas. Importante considerar que há diferentes características que a sua demanda pode ter e, para cada característica, há diferentes medidas a se tomar.

Algumas ferramentas úteis no PCP são, por exemplo, Seis Sigma, metodologia kaizen, Poka-Yoke, Kanban. Inclusive em nosso blog já falamos um pouco sobre algumas destas ferramentas:

– Kaizen: https://eproducao.eng.br/melhoria-continua-na-engenharia-de-producao/

– Poka-Yoke: https://eproducao.eng.br/poka-yoke/

– Kanban: https://eproducao.eng.br/e-kanban-em-que-posso-ajudar/

+ O que é PPCP?

PPCP é importante para acompanhar e facilitar todas as atividades da empresa que envolvem uma conexão com agentes externos, entre os setores produtivos e de vendas, deve informar sobre os recursos da produção, envolvendo as pessoas, equipamentos, instalações, materiais, ordens de compra e produção; além de saber agir de forma eficaz a qualquer eventualidade que ocorra a curto prazo. A organização deve estar muito bem informada sobre o mercado para que possa atender as necessidades dos clientes e melhorar seus processos. Ou seja, todos os eventos de curto prazo necessários para que uma empresa transforme seus insumos em produtos e os façam chegar ao consumidor final.

O PPCP Planejamento, Programação e Controle da Produção têm as mesmas definições do PCP quanto as siglas de Planejamento e Controle da Produção, a diferença ocorre na Programação, pois a ela está diretamente ligada ao detalhamento do que foi planejado. A programação está ligada aos volumes disponíveis de materiais a serem empregados e os recursos que serão utilizados para a produção ao longo de um período de semanas ou dias. PPCP é um processo que pode trazer benefícios para a sua empresa para isso deve ser constantemente reavaliado e monitorado, diariamente, se possível.

Calendar with pushpin with the number twenty-four

Algumas ferramentas úteis para o PPCP por exemplo são, TOC ou teoria das restrições, Teoria das filas, Kanban, JIT (Just in time), MRP. Também já abordamos um pouco sobre just in time e kanban no nosso blog.

– Just in time: https://eproducao.eng.br/relacao-entre-just-in-time-e-engenharia-simultanea/

– Kanban: https://eproducao.eng.br/e-kanban-em-que-posso-ajudar/

Como podemos ver existe uma diferença sutil entre os termos PCP e PPCP, pois o primeiro está ligado a um maior horizonte de tempo (médio e longo prazos) enquanto o segundo preocupa-se mais com o curto e médio prazos. O fato de o médio prazo ser um fator em comum é porque estes períodos dependem da estrutura organizacional e pelo tipo de produto fabricado.

+ Resumo

As atividades do PCP, bem como a área Industrial, são beneficiadas se a alta direção reunir em um bloco integrado entre as áreas de marketing e produção. Elaborando planos de demanda com a maior precisão possível, a empresa pode oferecer aos seus clientes produtos de alta qualidade, na quantidade e prazo desejados, otimizando os custos de tempo de processos, gastos com materiais, outros insumos e despesas diversas. Em contrapartida, o PPCP deve ser ativo (observado se possível diariamente) para medir os desvios ao longo do processo visando manter o que foi planejado dentro dos conformes e apresentá-los de forma didática e sintética para que os outros departamentos produtivos tomem as medidas necessárias de correção e, principalmente, de prevenção.

Etiquetas
Veja mais

Brenno Magalhães

20 anos, mineiro, apaixonado por tecnologia, inovação, gestão, gosto de aprender e de ensinar, no momento de descanso um bom livro e boas séries.

Comentários no Facebook

Botão Voltar ao topo
Fechar