Engenharia de Produção

A Engenharia de Produção e a Sustentabilidade

 A Engenharia de Produção por muitas vezes é considerada apenas mais uma das tantas engenharias existentes. A maioria das pessoas não sabem quais as atribuições de um Engenheiro de Produção e quando sabem, se resume apenas ao chão de Fábrica de uma indústria.

No entanto, ela vai muito além, existem pelo menos dez campos de atuação para um Engenheiro de Produção, como por exemplo, Engenharia de Operações e Processos da Produção, Pesquisa Operacional, Engenharia da Qualidade entre outras. Destacaremos neste artigo como Engenharia de Produção atua quando o assunto é  Sustentabilidade. 

Planejar a utilização consciente e eficiente de recursos naturais, a destinação e tratamento correto dos resíduos e efluentes do sistema de produção, e principalmente, a  implantação de sistemas de Gestão Ambiental e Responsabilidade social, são atribuições da Engenharia de Produção. 

Por  já ter  nascido  sustentável, o seu princípio básico é a produção enxuta, o que se espera de um Engenheiro de Produção é que ele faça com que o processo seja executado da maneira mais eficiente, eficaz e principalmente o mais efetivo possível. 

Sabe-se que alcançou essas metas quando o processo chega no seu ponto máximo de produção com o menor consumo possível de material, uma taxa de desperdício e geração de resíduos igualmente baixos.

Nos últimos anos, crises econômicas,ambientais e sociais têm levado a comunidade científica a se questionar a respeito de boas práticas nos processos produtivos. Mudanças climáticas antropogênicas, em que o homem altera o tempo geológico da Terra, tem causado preocupação no que se refere ao futuro da própria humanidade.

E qual a relação dessas questões com o atual sistema de produção? O modelo de consumo de Produção do século XX, está aos poucos ficando para trás. Pensar apenas em  produzir mais barato e não levar em conta impactos ambientais , econômicos e sociais está se tornando um critério de grande relevância quando se vai escolher um produto,  isto porque as pessoas passaram a se preocupar mais com a origem dos produtos e serviços que adquirem, e isso faz com que os  consumidores optem por industrias que tenham alguma política de sustentabilidade. É nesse momento que as indústrias que ainda operam nos moldes do século XX precisarão da Engenharia de Produção para ajuda-las a fazer a transição para o século XXI.

Resultado de imagem para engenharia e sustentabilidade na empresa

Nesta fase, que as ferramentas da qualidade, os selos verdes, a adequação dos processos, a criação de novas maneiras de produzir exigirão que as indústrias tenham um profissional da Engenharia de Produção para ajuda-las nessa transição que não será fácil, isto porque produzir sem se preocupar com a geração de resíduos e com o descarte dos mesmos, com mão de obra barata, com desrespeito aos direitos humanos e sem responsabilidade social é bem mais atraente do ponto de vista econômico. Portanto, a Engenharia de Produção por visar desenvolvimento econômico, social e ambiental tem se tornado e se feito uma ciência imprescindível quando se fala em sustentabilidade.


Etiquetas
Veja mais

Raquel Bastos

Acadêmica de Engenharia de Produção, Técnica em Logística & Aspirante a Escritora "Uma vez que uma pequena vitória foi conquistada, forças que favorecem outra pequena vitória são postas em movimento. Pequenas vitórias alimentam mudanças transformadoras, elevando vantagens minúsculas a padrões que convencem as pessoas de que conquistas maiores estão dentro de seu alcance" ( O Poder do Hábito - Charles Duhigg )

Comentários no Facebook

Botão Voltar ao topo
Fechar