Engenharia de Produção

A Engenharia de Produção e sua importância para Sociedade

mechanical engineering 2993233 1920 - A Engenharia de Produção e sua importância para Sociedade
Fonte: https://pixabay.com

A Engenharia de Produção é rica pela diversidade de temas que oferece aos seus profissionais. Suas áreas possuem abordagens bem distintas, possibilitando uma variedade de oportunidades. O engenheiro de produção é um profissional valioso para as empresas. Ele é capaz de associar conhecimentos técnicos, como por exemplo, de elétrica e mecânica, mas também domina aspectos humanos e ambientes que norteiam a tomada de decisão dentro das organizações, e articular modelos formais quantitativos com aspectos qualitativos.

O nome “Engenheiro de Produção” remete as pessoas uma interpretação errada acerca da profissão. Generaliza-se que esse profissional somente pode atuar na área fabril, ou seja, no chão de fábrica. Porém, essa abordagem é incompleta. Cada vez mais engenheiros de produção atuam nos mais diversos segmentos, como no varejo e no setor de serviços e a partir daí cria-se um enorme leque de oportunidades.

Atualmente, a Engenharia de Produção é dividida em dez áreas distintas, cada uma com suas respectivas subáreas. Essas áreas são: Engenheira de operações e processos de produção; Logística; Pesquisa operacional; Engenharia da qualidade; Engenharia organizacional; Engenharia do produto; Engenharia do trabalho; Engenharia econômica; Engenharia de sustentabilidade e Educação em engenharia de produção.

O trabalho do engenheiro de produção se inicia quando o trabalho dos demais engenheiros termina: relacionamos o trabalho dos nossos colegas engenheiros com pessoas, processos e meio ambiente, de maneira a produzirmos um produto ou serviço. Esses produtos e serviços devem agregar valor aos clientes. É preciso maximizar o valor e minimizar os custos envolvidos. Esse é grande pilar da Engenharia de Produção.

A maximização do valor e a minimização dos custos é feita a partir do uso das várias ferramentas que o engenheiro de produção domina. Somos capazes de elevar a eficiência e a eficácia dos sistemas, tornando-os melhores e mais baratos. Por valor, em uma definição genérica, entende-se tudo aquilo que o cliente está disposto a pagar por um produto ou serviço.

Apesar do trabalho do engenheiro de produção ser bastante aplicado e focado na gestão de sistemas, envolvendo aspectos ligados a pessoas, processos e meio ambiente, possuímos conhecimento técnico suficiente para entender a dinâmica de sistemas elétricos, mecânicos, eletrônicos e voltados para programação de softwares. Ela é capaz de mudar os rumos do nosso pais, tornando-o mais competitivo em termos industriais e no atendimento aos serviços básicos demandados pela população, além de ser capaz de melhorar os serviços de saúde, educação, transportes e segurança, além de melhorar a competitividade da indústria nacional frente às concorrentes estrangeiras.

As abordagens da Engenharia de Produção nos sistemas de saúde já são utilizadas largamente em outros países e têm ganhado destaque aqui no Brasil. Os desperdícios em ambientes hospitalares chegam a 80%, número assustador frente a toda a demanda não atendida, principalmente quando trata-se do sistema de saúde gratuito. Esse tipo de abordagem, seja na saúde, educação ou segurança, é fundamental para o desenvolvimento social do engenheiro. É preciso pensar sempre no papel social do engenheiro e a sua contribuição para melhorar as condições de vida da população.

Nesse sentido, nós enquanto engenheiros devemos enxergar a Engenharia de Produção como algo transformador, capaz de elevar a competitividade do nosso país, não só nos campos industriais, como também no campo dos serviços, sejam eles de transportes, saúde, educação e segurança. É a riqueza de oportunidades que nos torna uma peça chave no sucesso de qualquer negócio.

Etiquetas
Veja mais

Rafael Jahara

Rafael Jahara é engenheiro de produção pelo CEFET/RJ, com período de mobilidade no ISEP - Portugal. Atualmente é mestrando e pesquisador do Programa de Engenharia de Produção da COPPE/UFRJ. Suas linhas de pesquisa envolvem Sistemas Sociais Complexos, Lean Production e melhoria de sistemas.

Comentários no Facebook

Botão Voltar ao topo
Fechar