Engenharia de Produção

A Engenharia de Produção vai acabar?

Segundo o Mapa do Ensino Superior 2018, divulgado durante o Fórum Nacional do Ensino Superior que ocorreu em setembro de 2018,  a Engenharia de Produção está entre os cursos superiores que podem ser extintos até 2030. Confira a lista abaixo:

image 4 - A Engenharia de Produção vai acabar?

Esta notícia gerou vários comentários e muitas preocupações para os estudantes e profissionais deste curso. Confira a matéria que saiu na Globo News:

Mas afinal a Engenharia de Produção corre o risco de acabar?

Todos esses cursos que entraram para esta temida lista estão relacionados a com a evolução da tecnologia e no caso da Engenharia de Produção, também não é diferente.

A Indústria 4.0 já é uma realidade e com ela os avanços tecnológicos como a realidade virtual e a impressão 3D, por exemplo, já estão sendo usadas para reduzir o tempo e os custos de produção.

Além disso, são esperadas mudanças radicais também no papel dos funcionários, que deverão agir como gestores e supervisores da produção. Novas funções serão criadas, porém muitas outras, principalmente as repetitivas serão executadas por robôs.

Mas não são apenas essas tecnologias que estão mudando a Engenharia de Produção, outras como: Big Data, Realidade Aumentada, Computação em Nuvem, Robôs Autônomos, Simulações, Internet das Coisas e etc, também estão contribuindo para reformulação dos processos e sistemas já conhecidos, e que estão presentes nos livros que usamos nas faculdades.

Por isso, acredito que a Engenharia de Produção não vai acabar, muito pelo contrário, ela será muito importante para esta nova fase da indústria.

Entretanto, este curso deve passar por uma atualização, no qual uma nova abordagem para algumas disciplinas como PCP, Gestão da Manutenção e Logística, deve ocorrer em breve.

Outras disciplinas também devem ser incluídas na grade da Engenharia de Produção para preparar e moldar o perfil deste estudante para as mudanças no mercado de trabalho.

Aproveite este momento de transição do mercado de trabalho para se capacitar e estar preparado para entrar no mercado de trabalho, por isso não deixe de consultar a nossa Loja.

Quer saber mais? Confira outras postagens sobre esse tema super importante:

Tags
Veja mais

Luccas Costa

Formado em Engenharia de Produção, cursando Mestrado em Engenharia de Produção, especialista em Lean Manufacturing e em Solução de Problemas. Movido pela busca de novos conhecimentos e por compartilhar experiências.

Comentários no Facebook

Close