Engenharia de Produção

A importância da Engenharia de Métodos

engenharia metodos engproducaoo - A importância da Engenharia de Métodos
Fonte: https://unitedstatisticians.com/blog/statistica-applicata-ingegneria/?lang=it

Buscar melhorias em seu processo produtivo a fim de aumentar sua eficiência, bem como maximizar sua capacidade produtiva tem se mostrado objetivo comum entre as empresas ao visar destaque frente à competitividade do mercado atual. Reduzir lead time, encontrar a maneira mais adequada de realizar atividades operacionais, propor medidas que aumentem a capacidade produtiva da organização e reduza os seus custos operacionais, dentre outras vantagens, pode ser alcançadas com a aplicação da Engenharia de Métodos.

Segundo a ABEPRO (Associação Brasileira de Engenharia de Produção), dentre as dez área de atuações do Engenheiro de Produção, a Engenharia de Métodos é uma das subdivisões da Engenharia de Operações e Processos da Produção. Tal subdivisão visa aplicar técnicas que resultem na melhor eficiência dos processos, como também redução de tempos e de desperdícios durante a execução das atividades.

Em um de seus estudos, o americano Frederick Taylor, buscou uma forma de aumentar a produção e diminuir o tempo de execução sem elevar os custos. Uma de suas principais observações na época foi a ausência de padronização dos métodos de trabalho, bem como o desconhecimento das operações, por parte da gerencia. Sendo assim, Taylor defende que o processo produtivo deve ser analisado e apresentado a todos os envolvidos na organização, com os seus métodos e ferramentas padronizados para então ser seguido por todos os operários.

Durante a graduação, no estudo da Engenharia de Métodos, nós aprendemos a estimar com acerto a capacidade produtiva das empresas, por meio da utilização de fórmulas e modelagens. São utilizados cálculos dos tempos e movimentos necessários para a realização de cada atividade operacional, sendo esta efetuada por um funcionário bem treinado, a fim de definir a duração de cada fase do processo. Dessa maneira será possível determinar o volume da produção durante um dia de trabalho e então propor ações que possibilitem projetar o melhor método de trabalho a ser executado em menor tempo e com menor custo.

É importante destacar ainda que o estudo da Engenharia de Métodos tem a finalidade de preparar o Engenheiro de Produção para necessidade da correta adequação do operário no seu ambiente de trabalho, a fim de realizar as atividades com adequada postura, sem comprometer sua saúde, bem como proporcionar mais produtividade na execução de suas tarefas.

Diversos estudos na área em questão demonstram a importância da implantação de ferramentas com o objetivo de diagnosticar as lacunas existentes no processo com a finalidade de elimina-las. O conhecimento holístico do processo, padronização das atividades e planejamento para o uso de métodos que visam o melhor desempenho das operações, se mostram efetivos para o alcance da otimização do processo produtivo e obtenção de lucro empresarial. No que tange a Engenharia de Produção, tem-se nesta área estratégias para viabilizar o sistema de produção, garantir sua eficiência, manter baixos os custos de produção sem deixar de realizar com eficácia suas funções.

Etiquetas
Veja mais

Comentários no Facebook

Botão Voltar ao topo
Fechar