Engenharia de Produção

A importância da Pesquisa na Engenharia de Produção

engenharia mecatronica 800x533699727690 - A importância da Pesquisa na Engenharia de Produção

Quem nunca ouvi a frase “eu faço engenharia por que eu gosto de matemática” provavelmente nunca entrou numa sala de calouros de engenharia, e se você nunca ouviu um futuro engenheiro falar que não aguenta mais ler é por que eles ainda não chegaram no TCC.

Um dos grandes desafios do século é conseguir uma visão interdisciplinar e holística do meio organizacional para que possamos nos tornar profissionais mais qualificados no mercado de trabalho. Tal visão é consequência de métodos práticos que foram conceituados através de pesquisas relacionadas a determinados assuntos e experimentos, em algumas ocasiões, para que na pratica a teoria estivesse certa. A Engenharia de Produção é uma área que possui um caráter mais gerencial do que as outras engenharias e por isso ela possui uma abertura maior no que diz respeito a pesquisa.

Um Engenheiro de Produção deve ser capaz de projetar, implementar e aperfeiçoar projetos de modo que sejam consideradas todas as suas características e os limites envolvidos no processo, contudo, até chegar a implementação ou até mesmo no aperfeiçoamento de algum projeto faz-se necessário pesquisar sobre os requisitos, métodos, técnicas e etc, para que no final o projeto seja um sucesso.

Pra quem pensa que engenheiro só faz cálculo, ou acha que vai fazer engenharia porque só quer ler está no caminho errado. O Engenheiro de Produção também deve ser capaz de incorporar conceitos e prever a evolução dos cenários produtivos percebendo o impacto do desenvolvimento na sua área de atuação.

Etiquetas
Veja mais

Comentários no Facebook

Botão Voltar ao topo
Fechar