Engenharia de Produção

A importância das Disciplinas Básicas para Engenharia de Produção (Parte 1)

Entenda o porquê de Engenheiros de Produção precisarem passar por Disciplinas Básicas como Cálculo, Física, Geometria Analítica e Álgebra Linear.

Dentro do escopo de disciplinas de qualquer curso de Engenharia existe aquelas consideradas básicas, de núcleo comum, no qual todos os cursos dessa categoria se encaixam. Mas, especificamente para a Engenharia de Produção, qual a importância dessas disciplinas para nossa formação?

calculator 791831 1280 - A importância das Disciplinas Básicas para Engenharia de Produção (Parte 1)

Nessa primeira parte do artigo veremos a importância de quatro disciplinas básicas que nos deparamos já no inicio do curso: Cálculo, Física, Geometria Analítica e Álgebra Linear.

1) A importância de Cálculo para Engenharia de Produção

Já no primeiro ou no segundo período (dependendo da grade curricular da universidade) já encaramos um dos grandes terrores dos futuros engenheiros, que é o famoso Cálculo. Normalmente ela é dividida em três: Cálculo I, Cálculo II e Cálculo III.

Passar por disciplinas como essas nos faz não apenas entender melhor conceitos como limite, derivada e integral, que são a base para as formulações matemáticas da engenharia, mas também nos faz expandir nossa capacidade de resolver problemas lógicos dos mais variados tipos.

Veja este vídeo que explica com mais detalhes ‘A importância de Cálculo para Engenharia de Produção’:

A importância de Cálculo para Engenharia de Produção

2) A importância de Física para Engenharia de Produção

Também no início do curso nos deparamos com as disciplinas de Física, que, assim como as de Cálculo, são divididas em três: Física I, Física II e Física III.

Neste caso, essas disciplinas também servem não apenas para nos ajudar a expandir nossa capacidade lógico-matemática, mas também como uma introdução aos conceitos básicos de mecânica e elétrica, já que elas apresentam conceitos que tangenciam e/ou convergem para essas duas áreas.

Assim, juntamente com disciplinas mais aprofundadas, tais como Energia e Eletricidade, Mecânica dos Fluidos, Resistência dos Materiais e Fenômenos de Transporte, elas nos apoiam a entender a parte técnica dos processos de transformação, que são basicamente suportados por equipamentos mecânicos, elétricos, eletrônicos e energia.

Veja este vídeo que explica com mais detalhes ‘A importância de Física para Engenharia de Produção’:

A importância de Física para Engenharia de Produção

3) A importância de Geometria Analítica para Engenharia de Produção

Outra disciplina básica que apresenta aspectos lógico-matemáticos para nós Engenheiros de Produção é a Geometria Analítica, também conhecida como G.A. Nela são vistos gráficos no plano e espaço, conceitos sobre vetores, entre outros assuntos nessa linha.

Mesmo não sendo pré-requisito para Desenho Técnico, ela traz conceitos que facilitam o entendimento para não apenas aprendermos a desenhar uma peça a partir dos formatos geométricos básicos, mas também para aprendermos a contextualizar essa peça em uma máquina, ou ainda tudo isso em um ambiente maior de produção.

Veja este vídeo que explica com mais detalhes ‘A importância de Geometria Analítica para Engenharia de Produção’:

A importância de Geometria Analítica para Engenharia de Produção

4) A importância de Álgebra Linear para Engenharia de Produção

Assim como a Geometria Analítica, a Álgebra Linear também aborda questões de plano e espaço, além de vetores nas suas mais diversas características. Neste sentido, ela complementa os conhecimentos que dão base a questões geométricas e de desenho, além de trazer conceitos inerentes a disciplina de Cálculo Numérico e, posteriormente, às disciplinas voltadas para a área de Pesquisa Operacional.

Outro ponto importante é que, assim como as outras disciplinas de natureza matemática (citadas anteriormente), ela também nos auxilia no desenvolvimento de um raciocínio que propicie a resolução de problemas lógicos. Passar por disciplinas com essas características é um pré-requisito básico para que o engenheiro seja completo.

Veja este vídeo que explica com mais detalhes ‘A importância de Álgebra Linear para Engenharia de Produção’:

A importância de Álgebra Linear para Engenharia de Produção

Na Segunda Parte deste texto você poderá entender a importância de disciplinas como Desenho Técnico, Cálculo Numérico e Estatística.

Logo Produção - A importância das Disciplinas Básicas para Engenharia de Produção (Parte 1)
Este post é uma parceria com a página do Facebook Engenharia de Produção
Veja mais

Comentários no Facebook

Botão Voltar ao topo
Fechar