Engenharia de Produção

A importância das Disciplinas Básicas para Engenharia de Produção (Parte 2)

Entenda o porquê de Engenheiros de Produção precisarem passar por Disciplinas Básicas como Desenho Técnico, Cálculo Numérico e Estatística.

Essa é a segunda parte da série de posts A importância das Disciplinas Básicas para Engenharia de Produção. Se você não viu a primeira parte, onde falamos sobre Cálculo, Física, Geometria Analítica e Álgebra Linear, clique aqui e confira.

Dentro do escopo de disciplinas de qualquer curso de Engenharia existe aquelas consideradas básicas, de núcleo comum, no qual todos os cursos dessa categoria se encaixam. Mas especificamente para Engenharia de Produção qual a importância dessas disciplinas para nossa formação?

Nessa segunda parte do artigo veremos a importância de mais três disciplinas básicas: Desenho Técnico, Cálculo Numérico e Estatística.

1) A importância de Desenho Técnico para Engenharia de Produção

A disciplina de Desenho Técnico é comum a todas as engenharias, mas especialmente na Engenharia de Produção, ela é a base para a parte de projetos, seja de produtos, de equipamentos ou de processos. Entender sobre as normas e especificações de desenhos técnicos é primordial para qualquer engenheiro.

Em outros tempos era uma disciplina tipicamente voltada a elaboração de desenhos físicos, com a utilização de papel, lápis 9b, esquadro, régua e outros equipamentos. Porém, neste século tivemos a evolução para o desenho virtual, com softwares específicos do tipo CAD (Computer Aided-Design – Desenho Assistido por Computador) e CAM (Computer Aided-Manufacturing – Manufatura Assistida por Computador). Os expoentes nessa linha são AutoCAD e SolidWorks.

Veja este vídeo que explica com mais detalhes a importância de Desenho Técnico para Engenharia de Produção:

 

2) A importância de Cálculo Numérico para Engenharia de Produção

Outra disciplina básica de Engenharia de Produção bastante relevante para a nossa formação é a de Cálculo Numérico. No primeiro momento ela pode parecer só mais uma daquelas “chatices” da nossa base matemática, para preencher o currículo, mas sua essência mantém um valor muito importante para o Engenheiro de Produção, que é a otimização.

Quando você busca raízes de uma função, valores máximos e mínimos, você está tratando de otimizar os valores relativos a essa função objetivo. Isso parece familiar? Sim, pois a Pesquisa Operacional se baseia muito neste conceito. Problemas simplificados não necessitam de ferramentas de Cálculo Numérico para sua resolução, pois é mais fácil chegarmos na solução real e exata do problema.

Agora em situações mais complexas, com milhares de variáveis e restrições, a não ser que tenhamos um supercomputador rodando 24 horas a uma velocidade incrível. Talvez não consigamos chegar na solução exata a tempo, de forma que métodos de Cálculo Numérico passam a ser apropriados, pois são baseados a iteratividade e na aproximação. O fato tempo, neste caso, joga a favor, pois as vezes precisamos atuar imediatamente no problema, de forma que a aproximação não demanda tanto poder computacional quanto os valores exatos.

Uma ferramenta muito utilizada neste caso é o MatLab, software bastante conhecido de apoio a esse tipo de solução computacional baseada em métodos numéricos.

Veja este vídeo que explica com mais detalhes a importância de Cálculo Numérico para Engenharia de Produção:

 

3) A importância de Estatística para Engenharia de Produção

Se formos definir uma disciplina básica como a mais importante para a Engenharia de Produção, sem dúvida seria Estatística. Claro que isso engloba também a parte de Probabilidade e de Inferência. Estes conceitos estão profundamente entrelaçados nas nossas mais importantes disciplinas específicas, que são Planejamento e Controle da Produção (PCP), Controle Estatístico do Processo (CEP) e Pesquisa Operacional (PO).

Quando falamos de conhecimentos para tratamento de dados, analisar estes dados do passado e predizer o futuro, de forma que a partir disso seja tomada decisões corretas e precisas nas organizações, estamos falando da Engenharia de Produção. Essa é a pedra fundamental e que precisamos ter na ponta da língua para lidarmos com os mais diversos problemas do cotidiano na nossa profissão.

Além disso, uma das grandes filosofias modernas de redução de custos e produção enxuta é profundamente baseada em Estatística. Estou falando do Lean Six Sigma, que é a junção do Lean Manufacturing com Six Sigma. Para as certificações mais relevantes nessa área, como Green Belt, Black Belt etc., estes conceitos são o mínimo que o profissional precisa.

Veja este vídeo que explica com mais detalhes a importância de Estatística para Engenharia de Produção:

 

Sem dúvida estas três disciplinas são as básicas mais fundamentais para Engenharia de Produção.

Na terceira parte deste texto você poderá entender a importância de disciplinas mais técnicas como Energia e Eletricidade, Mecânica dos Fluidos, Fenômenos de Transportes e Resistência dos Materiais.

Este post é uma parceria com o canal Engenheiro de Produção.
YouTube.com/EngenheiroDeProdução

Etiquetas
Veja mais

Nelson Júnior

Engenheiro e Mestre em Engenharia de Produção. Apaixonado pela Educação e Pesquisa em Engenharia. Engenheiro de Produção do Departamento Técnico (DETEC) da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade Federal de Goiás (UFG) - Campus Aparecida de Goiânia (CAP) e YouTuber do canal Engenheiro de Produção.

Comentários no Facebook

Botão Voltar ao topo
Fechar