A importância das Disciplinas Básicas para Engenharia de Produção (Parte 3)
Entenda o porquê de Engenheiros de Produção precisarem passar por Disciplinas Básicas como Energia e Eletricidade, Mecânica dos Fluidos, Fenômenos de Transportes e Resistência dos Materiais.
Essa é a terceira parte da série de posts A importância das Disciplinas Básicas para Engenharia de Produção. Veja também a primeira e a segunda parte, onde falamos sobre Cálculo, Física, Geometria Analítica, Álgebra Linear, Desenho Técnico, Cálculo Numérico e Estatística.
Dentro do escopo de disciplinas de qualquer curso de Engenharia existe aquelas consideradas básicas, de núcleo comum, no qual todos os cursos dessa categoria se encaixam. Mas especificamente para Engenharia de Produção qual a importância dessas disciplinas para nossa formação?
Nessa terceira parte veremos a importância das disciplinas mais tecnológicas, que auxiliam o Engenheiro de Produção a entender melhor o comportamento dos sistemas relacionados às engenharias mais técnicas, como elétrica, civil, mecânica e química, por exemplo. Mais especificamente, são quatro disciplinas: Energia e Eletricidade, Mecânica dos Fluidos, Fenômenos de Transportes e Resistência dos Materiais.
1) A importância de Energia e Eletricidade para Engenharia de Produção
Muitos cursos de Engenharia de Produção possuem a disciplina de Energia e Eletricidade, ou alguma disciplina que trate de assuntos relacionados a parte de elétrica. Este tipo de disciplina é importante especialmente para introduzir ao Engenheiro de Produção o funcionamento de equipamentos e circuitos elétricos que serão importantes mais à frente em disciplinas relacionadas a automação e automatização.
Engenheiros de Produção que se interessam em trabalhar em empresas do setor elétrico precisam muito dos conhecimentos abordados nessas disciplinas, pois, por mais que não vá atuar nas soluções técnicas, é de suma importância entender o funcionamento destes equipamentos e circuitos para que a melhor decisão seja tomada.
Veja este vídeo que explica com mais detalhes A importância de Energia e Eletricidade para Engenharia de Produção:
2) A importância de Mecânica dos Fluidos para Engenharia de Produção
Outra disciplina deste contexto tecnológico é a Mecânica dos Fluidos, conhecida também como MecFlu. Ela trata especialmente de estática e dinâmica de fluidos e escoamento laminar e turbulento. Estes conceitos não são necessariamente fundamentais para um profissional de Engenharia de Produção, mas nos ajudam, novamente, a entender o funcionamento técnico de determinados tipos de processos produtivos.
Em indústrias químicas e minero químicas, por exemplo, isso é fundamental para quem quer atuar diretamente na parte de processos e produção, pois nessas áreas os produtos possuem características ligadas a essa disciplina. Também podem ser citadas as estações de tratamento de água e/ou de efluentes líquidos. Algumas indústrias inclusive possuem este tipo de estação internamente, tanto para tratar a água que chega para ser utilizada nos processos, como a água e os resíduos líquidos que saem do processo.
Veja este vídeo que explica com mais detalhes A importância de Mecânica dos Fluidos para Engenharia de Produção:
3) A importância de Fenômenos de Transportes para Engenharia de Produção
Assim como Mecânica dos Fluidos, a disciplina de Fenômenos de Transportes está associada a indústrias do setor químico e minero químico, mas se estende também a, por exemplo, o setor metalúrgico. Ela é conhecida entre os alunos como FT, FenTran ou FenoTran e trata de assuntos como transferência de calor e transferência de massa.
Ela auxilia, então, os Engenheiros de Produção a entender melhor o funcionamento de processos de produção mecânicos/metalúrgicos, como fundição e soldagem, por exemplo, pois ela trata de como se dá o comportamento de produtos, reagentes e equipamentos em processos de alta temperatura. Neste sentido, estes conceitos também podem ser associados a processos químicos, como na produção de ácidos, fertilizantes, produtos farmacêuticos ou até mesmo alimentícios.
Veja este vídeo que explica com mais detalhes A importância de Fenômenos de Transportes para Engenharia de Produção:
4) A importância de Resistência dos Materiais para Engenharia de Produção
Já a disciplina de Resistência dos Materiais, conhecida também como ReMa ou ResMat, traz aspectos mais técnicos das áreas de civil e mecânica. Ela é o primeiro contato que um engenheiro tem no grupo de disciplinas da área estrutural, seja de estruturas metálicas ou estruturas de concreto. Assim, para quem tem interesse em trabalhar no setor de construção civil, por exemplo, ela introduz os conceitos dessa parte estrutural.
Normalmente os cursos de Engenharia de Produção dão acesso a apenas a ela como componente técnico nessa área. Não é responsabilidade do Engenheiro de Produção assinar projetos técnicos nessa área, mas podemos trabalhar de forma mais sistêmica, na execução de um projeto maior na construção civil. Neste sentido, não é dispensável entender aspectos técnicos de resistência dos materiais, pois muitas vezes se bate muito forte na tecla da redução de custos, negligenciando a importância da execução técnica de uma obra.
Veja este vídeo que explica com mais detalhes A importância de Resistência dos Materiais para Engenharia de Produção:
Na quarta e última parte deste texto você poderá entender a importância de maneira global dessas disciplinas básicas que temos nos cursos de Engenharia de Produção.
Este post é uma parceria com o canal Engenheiro de Produção. YouTube.com/EngenheiroDeProdução