Engenharia de Produção

A importância das Disciplinas Básicas para Engenharia de Produção (Parte 4)

Entenda o porquê de Engenheiros de Produção precisarem passar pelas mais diversas Disciplinas Básicas, desde Cálculo a Resistência dos Materiais.

Essa é a quarte e última parte da série de posts A importância das Disciplinas Básicas para Engenharia de Produção. Veja também a primeira, a segunda e a terceira parte, onde falamos mais especificamente sobre essas diversas disciplinas.

Dentro do escopo de disciplinas de qualquer curso de Engenharia existe aquelas consideradas básicas, de núcleo comum, no qual todos os cursos dessa categoria se encaixam. Mas especificamente para Engenharia de Produção qual a importância dessas disciplinas para nossa formação?

A grande pergunta que se faz é: Por que existem essas disciplinas básicas? E a resposta é simples: não existe profissão isolada ou área isolada, e neste sentido a engenharia, de forma geral, é uma categoria que reúne várias especialidades, como civil, mecânica, elétrica, química, eletrônica, mecatrônica etc., e neste contexto inclui-se também a Produção. Assim, esse conjunto de disciplinas básicas é a conexão entre todas essas áreas nessa grande categoria chamada Engenharia.

O primeiro ponto de extrema relevância é que um engenheiro capacitado precisa possuir competência no raciocínio lógico-matemático. E isso não é só em relação a profundidade desse conhecimento, a responsividade na hora da decisão também é de muita importância, ou seja, um raciocínio que traga não apenas exatidão nas respostas, mas também velocidade.

Além disso, como a Engenharia de Produção lida com os sistemas produtivos de uma forma ampla, desde a extração de matéria prima, onde está situada a indústria mineradora, por exemplo, até a entrega ao cliente final, que seria o varejo, nós lidamos de forma direta ou indireta com os mais diversos tipos de processos. Entender a técnica por traz destes processos, seja do setor que for, é extrema importância então para as decisões com profundidade e responsividade mencionadas anteriormente.

Ainda existem as disciplinas básicas diretamente relacionadas a atuação profissional da Engenharia de Produção, entre elas o Desenho Técnico, o Cálculo Numérico e a Estatística. Elas são a base conceitual para o entendimento do Engenheiro de Produção na execução de projetos de produtos, processos e sistemas produtivos mais complexos, e até mesmo nas disciplinas específicas mais importantes, como, por exemplo, Planejamento e Controle da Produção, Pesquisa Operacional e Controle Estatístico do Processo.

Veja este vídeo que demonstra com mais detalhe A Importância das Disciplinas Básicas para a Engenharia de Produção:

 

Veja também a playlist completa com explicações mais detalhadas sobre algumas disciplinas básicas como Cálculo, Física, Geometria, Álgebra, Estatística etc.

 

Portanto, esse núcleo comum de disciplinas, desde o Cálculo e Física até as mais técnicas como Mecânica dos Fluidos e Resistência dos Materiais são o alicerce de qualquer engenharia. Negligenciar essas disciplinas, ou o famoso estudar para passar, coloca qualquer pessoa na vala comum deste imenso mercado de trabalho.

Se você não quer se só mais um, estudar para aprender é o caminho. E não é só apenas nessas disciplinas, mas em todo o seu processo de formação. Isso não quer dizer que você precisa saber tudo, pois a grande característica de um engenheiro capacitado é saber onde encontrar a informação correta e no tempo correto, além de abstrair soluções criativas dos mais diversos tipos, e isso demanda, sem dúvidas, uma carga de conhecimentos básicos, técnicos e transversais adquiridos ao longo da vida pessoal e profissional, mas também da experiência acadêmica.

Não deixe de conferir as outras partes dessa série:

Parte 1: Cálculo, Física, Geometria Analítica e Álgebra Linear
Parte 2: Desenho Técnico, Cálculo Numérico e Estatística
Parte 3: Energia e Eletricidade, Mecânica dos Fluidos, Fenômenos de Transportes e Resistência dos Materiais

Este post é uma parceria com o canal Engenheiro de Produção.
YouTube.com/EngenheiroDeProdução

Etiquetas
Veja mais

Nelson Júnior

Engenheiro e Mestre em Engenharia de Produção. Apaixonado pela Educação e Pesquisa em Engenharia. Engenheiro de Produção do Departamento Técnico (DETEC) da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade Federal de Goiás (UFG) - Campus Aparecida de Goiânia (CAP) e YouTuber do canal Engenheiro de Produção.

Comentários no Facebook

Botão Voltar ao topo
Fechar