Engenharia de Produção

A importância do Engenheiro de Produção na crise

Papel do engenheiro de produção

Nós iremos falar um pouco sobre a importância da Engenharia de Produção na crise e como ela é vista por todos. Conversando com algumas pessoas na rua, notei que muitos deles ainda não tem em mente a importância do Engenheiro de Produção para o crescimento do pais; da sua atuação em diversos setores; e das novas ramificações dessa profissão, ao longe desse artigo vamos desenvolver um raciocínio sobre a importância da engenharia de produção.

Hoje todos nós sabemos que o nosso pais não passa por um momento financeiro muito favorável; o boom econômico vivenciado em 2010 ficou para trás, hoje a realidade é completamente diferente, com isso as indústrias sofreram com a crise tendo uma queda na vendas e baixa lucratividade , como efeito dessa crise houve demissões e férias coletivas em diversas empresas. O papel do Engenheiro de Produção é reverter esse quadro através de conhecimentos previamente adquiridos no mundo acadêmico reduzindo os desperdícios e maximizando o lucro, criando ou alterando processos industrias para um melhor aproveitamento da matéria prima e da mão de obra, reduzindo gargalos e tempo de setup, por exemplo.

Porém o Engenheiro de Produção não aplica seus conhecimentos apenas em processos de manufatura, o que muitos ainda não sabe é que ele está atuando em diversos ramos, como por exemplo, na agricultura gerenciando e controlando projetos nessa indústria que movimenta boa parte do PIB brasileiro; industrias como automobilística e aeronáutica, também são ramos que ele está habilitado para atuar e resolver diversos problemas.

Com o tempo vimos que a Engenharia de Produção vem se atualizando e se expandindo para outros segmentos como o de serviço, em uma de minhas leituras diárias, li uma reportagem muito interessante que falava um pouco sobre a rotina de um Engenheiro de Produção no hospital onde ele planejava e realocava os profissionais da saúde de acordo com as entradas dos pacientes, em outras palavras ele conseguia identificar os setores mais críticos do hospital fazendo com que realocassem mais funcionários para aquele setor, desta forma os pacientes eram atendidos com todo cuidado e zelo necessário, garantindo assim o melhor atendimento possível. Isso é só mais um exemplo do o Engenheiro de Produção pode trabalhar e melhorando os processos .

Com isso notamos que o Engenheiro é um profissional muito importante para a indústria brasileira, ele é um dos profissionais que vão fazer o nosso país superar essa crise e voltar a crescer.

Etiquetas
Veja mais

Comentários no Facebook

Botão Voltar ao topo
Fechar