CursosFerramentas

A importância do EXCEL para Engenheiros

Excel capa - A importância do EXCEL para Engenheiros

O Excel é uma das ferramentas mais usadas nas organizações, por se tratar de um software que através de suas funções, consegue criar soluções para problemas enfrentados no dia-a-dia. Mesmo com o passar dos anos o Excel continua firme e forte, sendo um dos requisitos básicos para qualquer vaga de estágio ou emprego. Com certeza, você já verificou que um pré requisito que aparece em todas vagas de trabalho é : Ter conhecimentos em Excel.

Já abordamos aqui em outro post (Softwares indispensáveis para Engenheiros de Produção) que o Excel é um dos principais softwares, não apenas para Engenharia de Produção, mas para a grande maioria de profissões que possuem interface com um computador na indústria ou no comércio. Ele possibilita desde a criação de pequenas tabelas para controle pessoal até planilhas automatizadas para controle de processos complexos. Na Engenharia de Produção, ele pode ser utilizado em disciplinas como Planejamento e Controle da Produção, Pesquisa Operacional, Controle Estatístico do Processo, Gestão da Qualidade, entre outras diversas.

+ Como surgiu?

A ferramenta foi lançada no ano de 1985, com o objetivo de concorrer com o software Lotus 1-2-3. No final das contas, o Excel não apenas concorreu, mas passou a liderar o mercado das planilhas eletrônicas pouco tempo após seu primeiro lançamento, permanecendo até hoje como produto top de mercado.

No começo da sua vida, o Excel tornou-se alvo de um processo judicial de marca registrada por outra empresa que já vendia um pacote de software chamado “Excel” na indústria financeira. Como resultado da disputa, a Microsoft foi solicitada a se referir ao programa como “Microsoft Excel” em todas as press releases formais e documentos legais. Contudo, com o passar do tempo, essa prática foi sendo ignorada, e a Microsoft resolveu a questão quando ela comprou a marca registrada reservada ao outro programa.

O Excel foi o primeiro programa de seu tipo a permitir ao usuário definir a aparência das planilhas (fontes, atributos de caracteres e aparência das células). Também, introduziu recomputação inteligente de células, na qual apenas células dependentes da célula a ser modificada são atualizadas (programas anteriores recomputavam tudo o tempo todo ou aguardavam um comando específico do usuário). O Excel tem capacidades avançadas de construção de gráficos.

+ Excel nas Empresas

Sua origem primária é de um software desenvolvido para empresas. Com o passar do tempo se tornou uma ferramenta comum também para fins pessoais — como orçamentos particulares e planejamentos financeiros individuais.

No ambiente organizacional, o Excel é uma ótima ferramenta para controles de estoque, relatórios financeiros e acompanhamento de dados em geral. O programa tem capacidade de interpretação de fórmulas e de construção de linhas matemáticas que auxiliam os profissionais a elaborarem planilhas automatizadas. Dentro da empresa, ele pode te ajudar em diversos departamentos, como: Financeiro, Marketing e Produtos, RH e outros.

+ Vantagens do Excel para Engenheiros

Uma vez que aprenda os conceitos básicos de funcionamento da ferramenta e as principais fórmulas de cálculos, as suas possibilidades serão praticamente infinitas. E não mais terá medo daquela tela em branco quadriculada, mas sim a verá como uma janela para inúmeras possibilidades.

As planilhas do Excel são efetivas para administrar, compartilhar e analisar dados, e ajudam profissionais a criar tabelas e gráficos de dados. Possui a capacidade de somar, subtrair, dividir e multiplicar números de forma automática, sem que precise usar a calculadora, através de fórmulas simples, o que permite calcular uma grande base de dados de forma única e rápida. Com ele, você irá:

Economizar tempo: Toda empresa sabe o que seu bem mais valioso é o tempo. Utilizando o Excel na resolução de problemas, o seu trabalho poderá ser automatizado, economizando muitas horas de tarefas repetitivas.

Agrega valor ao Networking: Networking é um fator essencial para ter sucesso em qualquer carreira ou empreendimento. Muitos tem se destacado e conseguido firmar grandes negócios apenas por ter conhecimentos de Excel VBA, onde é possível criar Macros e automatizar tarefas repetitivas

Quanto mais você for hábil em Excel, maior é sua capacidade de “vender” suas habilidades: Ao tentar uma contratação, não coloque em seu currículo que apenas sabe Excel. Informe que funções específicas desta ferramenta você tem habilidade. Algumas delas, são: Dashboards, PROCV, Macros, VBA, formatação condicional, gráficos, filtros, entre outras. Desta forma, você agrega valor aos seus conhecimentos para seu futuro empregador.

Melhorar processos: Funcionários que sabem utilizar o Excel conseguem criar em uma planilha, rotinas que automatizem e otimizem processos internos, mantendo registro histórico de informações.

Melhorar a análise crítica: Ao aprender a tabular informações, os colaboradores irão ter maior senso analítico e por isso, tenderão a buscar dados e informações para embasar suas decisões e opiniões.

Maior facilidade para resolver problemas: Ao exercitar o raciocínio lógico para desenvolver fórmulas complexas que possam extrair as informações desejadas de um relatório complexo, seus funcionários criarão competências que os ajudará a resolver outros tipos de problemas lógicos.

+ Dica Bônus

Deixo aqui uma excelente dica de curso da empresa Lean Solutions que é parceira da Microsoft. Ela oferece dois cursos totalmente online, sendo treinamentos autorizados pela ABED (Associação Brasileira de Educação à Distância). Ficou interessado? Basta clicar nos títulos dos cursos ou nas imagens.

Excel basico banner - A importância do EXCEL para Engenheiros

Excel vba banner - A importância do EXCEL para Engenheiros

 

Fonte:

  • https://medium.com/smart-consultoria/a-import%C3%A2ncia-do-excel-nas-empresas-d2b3384bca3d
  • https://blog.luz.vc/excel/os-beneficios-de-ter-funcionarios-que-sabem-utilizar-o-excel/
Tags
Veja mais

Luccas Costa

Formado em Engenharia de Produção, cursando Mestrado em Engenharia de Produção, especialista em Lean Manufacturing e em Solução de Problemas. Movido pela busca de novos conhecimentos e por compartilhar experiências.

Comentários no Facebook

Close