Tecnologia e Inovação

A Indústria 4.0 no setor automobilístico

Resultado de imagem para setor automotivo automação

O setor automobilístico tem vivido um período de transição e transformação intensa nesses últimos anos. Os carros estão cada vez mais tecnológicos e a tendência é que esse ramo da indústria continue com esse investimento.

Mas as tecnologias vão além dos carros, estão presentes também onde eles são produzidos. Há pouco tempo a Mercedes inaugurou uma linha de montagem, na qual eles implantaram o conceito da Indústria 4.0 (quem é estudante de engenharia já ouviu falar muito sobre isso).

Benefícios da Indústria 4.0

A Indústria 4.0 traz uma tecnologia de ponta e um processo de produção/logística mais eficiente. Outro ponto importante é ergonomia e a segurança para os funcionários, que faz toda diferença em uma linha de produção e nos resultados entregues pelos mesmos.

Para atingir tais objetivos, os colaboradores tiveram uma participação decisiva para criar esse ambiente de trabalho. Essa é a tendência daqui pra frente, mais tecnologia, mais conexão, IoT e etc, logo algumas atividades que precisavam de funcionários agora são autossuficientes.

Foram investidos aproximadamente R$ 500 milhões na fábrica de São Bernardo do Campo. Além disso, a empresa continuará investindo cerca de R$ 2,4 bilhões na modernização das linhas, tecnologias de conectividade, serviços e desenvolvimento de novos produtos.

A fábrica que produz atualmente caminhões, com essa inovação, torna-se a linha de montagem mais moderna do mundo, dentro do Grupo Daimler.

Após esse lançamento, a Renault Brasil anunciou que sua fábrica também vai contar com os avanços da Industria 4.0, no qual eles afirmam que: “Dentro do contexto da indústria 4.0, a Renault do Brasil coleciona exemplos de que a inserção de inovações no processo produtivo de carros, veículos comerciais leves e motores é uma excelente aliada na produtividade, na redução de custos, na capacitação de colaboradores e na qualidade do produto final.”  Foram implantados no processo produtivo a realidade virtual, aumentada e impressão 3D.

Imagem relacionada

Exemplo: R.S. 2027 Vision, um conceito para um futuro carro de Fórmula 1, onde todo o cockpit do carro é impresso em 3D.

Para conhecer um pouco mais da linha de montagem da fábrica de caminhões da Mercedes-Benz em São Bernardo dos Campos, é só dar o play no vídeo!

Tags
Veja mais

Comentários no Facebook

Close