A Logística de Distribuição na Gestão de Serviços
A logística, em especial de distribuição, tem contribuição direta em relação a gestão de serviços. Logo, seu papel é compreendido como responsável por implantar e coordenar o sistema local para garantir que os serviços cheguem da melhor forma aos clientes.Tal fato se dá a partir do objetivo desempenhado pela logística, que é definido como tornar disponível os produtos e/ou mercadorias certas, num momento e lugar certo. Ou seja, a organização que pretende tornar as operações rentáveis e atrair lucro, devem buscar diferencial no mercado; e para isso, a cadeia de suprimentos deve ser otimizada e integrada aos demais setores.
Por outro lado, verifica-se que quando tem-se um sistema logístico desestruturado pode haver um gap entre produção eficiente e necessidades da empresa, observando o negócio definido pela organização. Em outras palavras, a falta de organização da logística, interfere também sobre o ambiente interno da empresa, onde, compromete-se a gestão local e dificulta o desenvolvimento da mesma. Assim, a gestão de serviços torna-se uma importante estratégia de diferenciação que uma empresa pode adotar. Isto explica-se porque o serviço bem prestado tem a capacidade de fidelizar os clientes e, com isso, garantir a sustentabilidade do negócio.
Gestão de Serviços
Nesse contexto, a gestão de serviços torna-se peça chave na busca por competitividade. Nesse caso, tal modalidade deve fazer parte da estratégia empresarial, com o intuito de buscar, manter e conquistar clientes a partir da construção de seu portifólio de serviços. Assim, quando do ponto de vista logístico, a gestão de serviços é responsável pela manutenção do controle dos serviços logísticos ofertados pela empresa.
Diante disso, uma das formas de verificar o desempenho da logística em relação a gestão de serviços é através do nível de serviço. Este, entende-se como o resultado dos esforços feitos pela administração local para com seus clientes, buscando a garantia da satisfação dos mesmos.
Ou seja, é traduzido como o desempenho ofertado e comprovado ao atender os pedidos dos consumidores; ou ainda como a qualidade com que o fluxo de bens e serviços é gerenciado.
Logo, manter um bom nível de serviço na logística reflete rapidamente no sucesso da empresa, pois, a partir da gestão desse serviço, pode-se melhorar a percepção oriunda dos clientes. Assim, nota-se que através do comportamento do sistema logístico, pode-se alcançar os objetivos de mercado da organização e garantir a competitividade no mercado em que atua.
Por outro lado, ao tratar de vantagem competitiva, vale salientar que esta é baseada nas competências que caracterizam a organização e fazem-a distinguir-se, de algum modo, no ambiente mercadológico. Com isso, para obter esta vantagem é fundamental a oferta de produtos e serviços com valor agregado, seja pelo bom nível de confiabilidade ou diferenciação, mas que seja capaz de atender as necessidades do cliente, não deixando de lado a qualidade. Portanto, pode-se notar que uma boa gestão de serviço está intimamente ligada a logística por meio do nível de serviço prestado; quando este é bem executado e oferece valor aos seus demandantes, a organização ganha em termos de vantagem frente aos concorrentes.
Conclusão
Diante do exposto, conclui-se que o gerenciamento logístico auxilia e contribui significativamente as organização a garantir de fato a satisfação dos seus clientes, pois, seu objetivo primordial é manter a segurança e confiabilidade dos serviços prestados, observando sempre o ambiente no qual encontram-se. Nesse aspecto, a distribuição dos itens oferecidos pela empresa deve ser com a maior qualidade possível, devendo ser otimizada, constantemente, pela gestão da logística de distribuição.