Empreendedorismo

Afinal, o que é Empreendedorismo?

Atualmente os assuntos vinculados a empreendedorismo se destacam, todos falam sobre empreender, falam de sua importância e varias dicas de como e quando agir. Escrevem sobre os grandes cases de sucesso, como whatsapp que foi criado por Jan Koun(ex-faxineiro) e vendeu o aplicativo para o Facebook por cerca de 22 bilhões de dólares.

empreendedorismo engproducaoo 300x132 - Afinal, o que é Empreendedorismo?
Fonte: http://virtualmarketingpro.com/blog/pedroconceicao/realidade-de-um-empreendedor/

Mas afinal, o que é empreendedorismo? É apenas abrir um negócio?

Se você for buscar na Wikipédia, encontrara essa definição: “Empreendedorismo é o processo de iniciativas de implementar novos negócios ou mudanças em empresas já existente”. Meio confuso ainda, não acha?

Vamos explicar de uma forma mais didática, fazendo uma pequena analogia com as partes da nossa cabeça. Então vamos dividir em: Cérebro, Olhos, Boca, Nariz e Orelha.

Então vamos lá:

+ Cérebro

O papel dele no nosso corpo é pensar, aprender, coordenar os nossos movimentos, entre outras atividades. No processo de empreender é a parte responsável pelo planejamento e estratégia. Pode-se dizer que a maior parte das empresas que fecham as portas é por não saber realizar um bom planejamento.

+ Olhos

É de fácil percepção definir qual seria o papel desse órgão. Os olhos são responsáveis pela visão do que esta empreendendo, ou seja, ela é a definição de onde você quer chegar com seu projeto. Não se empreender sem saber aonde quer chegar, empresas sem visão esta destinada ao fracasso ou sempre ser pequena.

+ Nariz

No nosso corpo, ele tem o papel de identificar aromas, seja um dos belos perfumes ou cheiro de esgoto. Podemos dizer que o nariz é serve como identificador de coisas boas (como o perfume) ou ruins (como o esgoto), de maneira simples para o empreendedor ele é responsável de identificar oportunidades e localizar riscos. Grandes negócios surgem das pequenas necessidades do consumidor, vejamos o exemplo do whatsapp que supriu a necessidade de uma comunicação mais simples e rápida.

+ Orelha

Assim como os olhos, é fácil identificar a seu papel. Quando somos portadores de uma ideia, não devemos nos achar o dono da verdade. O papel da orelha é ouvir sugestões, criticas e opiniões. Através desse recurso é possível aperfeiçoar sua ideia, acolher e analisar feedback também agrega valor a sua ideia.

+ Boca

O principal órgão responsável pela comunicação entre as pessoas, para entender o quão importante esse recurso é, imagine: Vocês faz um almoço muito especial para alguém e guarda no microondas e não avisa. Provavelmente, esse almoço vai estragar. Assim é com qualquer outra coisa, um negócio sem comunicação morre sem cliente, daí a grande importância do marketing nas organizações. Grandes empresas investe pesado em comunicação porque sabem da grande importância dela e de seus retornos positivos.

Agora fica mais fácil entender, empreender é um processo (cérebro, olhos, nariz, boca e orelha) de aplicar uma ideia, afim, de trazer um novo negócio ou algo novo numa empresa já existente.

Ser um empreendedor é executar os sonhos, mesmo que haja riscos. É enfrentar os problemas, mesmo não tendo forças. É caminhar por lugares desconhecidos, mesmo sem bússola. É tomar atitudes que ninguém tomou. É ter consciência de que quem vence sem obstáculos triunfa sem glória. É não esperar uma herança, mas construir uma história…
Quantos projetos você deixou para trás? Quantas vezes seus temores bloquearam seus sonhos? Ser um empreendedor não é esperar a felicidade acontecer, mas conquistá-la.

Augusto Cury

Tags
Veja mais

Leandro André

Graduando em engenharia de Produção, apaixonado por inovação, empreendedorismo, gestão e ensinar.

Comentários no Facebook

Close