Dicas e Curiosidades

Among Us e Soft Skills: wait … what??

Você deve estar se perguntando: “qual a relação entre as soft skills e among us?" Não é? Calma, é tudo uma diversão – será?

Among us é um jogo para mobile e PC que dominou o mundo nos últimos meses por causa de sua proposta de jogo divertida e desafiadora.

O formato do jogo é simples: um grupo de até 10 jogadores se dividem entre Tripulantes e Impostores – geralmente jogado com 8 tripulantes e 2 impostores .

Sendo que cada tripulante recebe uma lista de tarefas (tasks) para realizar devido aos problemas elétricos e operacionais da nave em que estão – o jogo se passa dentro da nave –, enquanto que a missão dos impostores é sabotar e aniquilar os tripulantes dentro da nave espacial.

Imagem: portalpower

A parte crucial do jogo é quando um jogador reporta (report) o “corpo” de algum jogador tripulante – eliminado pelo impostor – e todos os jogadores vão discutir quem matou e/ou quem são os impostores. Vence o jogo quem cumprir seus objetivos primeiro, isto é, quando todos os tripulantes completarem todas as tarefas ou quando os impostores eliminarem todos os tripulantes.

Mas, esse jogo vai muito além de impostores e tripulantes, among us exige de seus players algumas habilidades comportamentais que são comumente exigidas em profissionais com cargos de gerencia e liderança, sobretudo, habilidades impostas ao engenheiro de produção e demais engenheiros. Essas habilidades são as soft skills.

Soft skills

Soft skills são habilidades comportamentais que se refere à relação entre as pessoas, isto é, a forma como o profissional se comporta mediante adversidades no ambiente de trabalho. São habilidades adquiridas e/ou desenvolvidas no decorrer da sua vida pessoal e profissional. Abaixo algumas skills consideradas as mais importantes de 2020, segundo a pesquisa recente do LinkedIn:

 

  1. Criatividade
Imagem: portalpower

Se você for o impostor no jogo, precisará de muita criatividade para enganar todos na discussão, uma vez que o impostor não pode realizar as tarefas. Dessa forma, quando um tripulante te perguntar: “aonde você estava?”, “quais tasks você fez?”, “por que você estava perto do corpo e não reportou?”; você terá que ser bastante criativo para elaborar uma história e se safar de ser desmascarado.

Provavelmente você já passou por uma situação no seu trabalho em que teve que ser criativo para solucionar um problema, mostrou uma “sacada” que só você conseguiu visualizar e que ajudou a melhorar o processo na empresa. A criatividade é uma baita habilidade na hora que surgem imprevistos.

 

  1. Persuasão
Imagem: portalpower

Você ainda é impostor e aniquila um tripulante, no entanto, um outro tripulante viu você “matando” bem na hora e reporta, ele diz para todos que você é o impostor. O que você faz? Chora? Haha, não. Você vai persuadir todos os outros players, vai se defender, argumentar, se impor, contar uma história que convença os outros a não votar em você. Se conseguir influenciar todos, poderá ter êxito no final do jogo.

E por falar em poder de influência, Winston Churchill, primeiro-ministro britânico, em seu famoso discurso “Lutaremos na Praia” motivou seus soldados a lutarem contra Alemanha nazista:

“(…) nós não devemos enfraquecer ou fracassar. Iremos até ao fim. Lutaremos na França. Lutaremos nos mares e oceanos. Lutaremos com confiança crescente e força crescente no ar. Defenderemos nossa ilha, qualquer que seja o custo.”

Nesse capítulo histórico, Churchill convenceu todo o parlamento britânico a não assinar um termo de aliança com os nazistas que estava em curso, segundo historiadores.

Não importa sua área atuação, o poder de influenciar as pessoas é de fundamental importância para adquirir um protagonismo na sua caminhada profissional e pessoal.

 

  1. Colaboração
Imagem: portalpower

No jogo, os tripulantes só vencem quando todos realizam suas tarefas designadas. A estratégia básica do jogo é a colaboração, haja vista que os tripulantes são a maioria no game, dessa forma, um alinhamento estratégico e comprometimento com o grupo são fundamentais.

Todo e qualquer processo na empresa tem que ter a colaboração e participação de todos os envolvidos, seja na execução de um projeto, seja na implementação de um modelo de melhoria contínua, ainda mais quando se trata do Lean Manufacturing, onde o sucesso da implementação de ferramentas lean depende da participação de todos os colaboradores, em todos os níveis hierárquicos.

 

  1. Adaptação
Imagem: via twitter

Uma das principais formas de se vencer o jogo quando se é impostor, é a capacidade de se adaptar em curto e médio prazo. O impostor interage com os tripulantes, faz as chamadas fake tasks (tarefas falsas) para criar uma narrativa dentro do jogo a fim atingir seu objetivo.

No meio organizacional, você tem que ser um profissional versátil, que se adapta em todas as situações, sobretudo, quando se trabalha em ambientes frenéticos e voláteis. A adaptação, com certeza é uma habilidade que deve ser adquirida por todos os profissionais.

  1. Inteligência Emocional

Chegando na parte crítica, no final do jogo, onde as possibilidades de vitória são de 50% para cada. É nessa fase que os ânimos estão acirrados, e o poder do voto geralmente se concentra em uma única pessoa – tripulante.

A tomada de decisão nesse jogo nem sempre é dada de forma fria, crítica e, por vezes, o jogador escolhe votar em seu próprio companheiro porque deixou a emoção afetar a capacidade de discernir e de enxergar o óbvio. Conclusão? Todo o trabalho em conjunto, esforço e dedicação da equipe vão por água a baixo e no fim, os tripulantes são derrotados.

Imagem: r/memes via reddit

O interessante desse jogo é o fator tempo! É imposto um limite de tempo para a votação, influenciando diretamente na tomada de decisão do player. Among Us, é um jogo que testa sua habilidade de lidar em momentos decisivos da partida.

Grandes profissionais tem a inteligência emocional como principal diferencial, pois, essa habilidade é necessária para tomada de decisões assertivas do ponto de vista estratégico, seja na introdução de um novo produto no mercado, seja no planejamento mestre de produção, por exemplo. No jogo, você pode errar e, consequentemente, perder a partida e estará tudo bem – afinal, é só um jogo, né? Mas, na vida real, não há espaço para erros.

Imagina você tomando uma decisão errada comprometendo toda a sua equipe e todo o planejamento. Pois é! Quanto maior o cargo, maior é poder de decisão, então, essa habilidade é imprescindível se você quiser ser um profissional de excelência.

 

E aí, como estão suas soft skills? Jogue among us e treine suas habilidades.

Etiquetas
Veja mais

Jhonny Mike Ramos Nunes

Engenheiro de Produção. Assessor de Recursos Humanos no Engenheiros Sem Fronteiras – Núcleo Macapá

Comentários no Facebook

Botão Voltar ao topo
Fechar