Engenharia de Produção

As Micro e Pequenas Empresas e a Engenharia de Produção

noticia 121813 - As Micro e Pequenas Empresas e a Engenharia de ProduçãoAo entramos no curso de Engenharia de Produção idealizamos nosso futuro dentro de grandes empresas, porém o atual cenário de crise política e econômica no país reflete diretamente nesse mercado. E agora desistimos da Engenharia? Claro que não. Nosso conhecimento técnico e de gestão pode nos levar a trilhar outros caminhos, como a consultoria para micro e pequenas empresas.

Segundo dados do Sebrae (2018) 99% das empresas brasileiras são micros e pequenas empresas (MPE), o que nos mostra uma fatia bem grande de oportunidades. As MPEs predominam vendas ao consumidor final, atendem necessidades básicas da população, comércios e serviços.

Sem título

Sim, mas aonde entra o Engenheiro de Produção nessa história? Cerca de um terço das MPEs fecham em dois anos. As principais causas de mortalidade das empresas estão relacionadas a falta de planejamento, capacitação dos funcionários e gestão do negócio. E é neste cenário que podemos atuar, pois na faculdade aprendemos estratégias de otimização de processos, custos, estoques e métodos de gestão empresarial com foco em solucionar problemas comuns. Como por exemplo a implementação do kanban em restaurantes populares para diminuir o tempo de espera dos clientes com qualidade, o estoque de uma oficina mecânica na negociação com os fornecedores, ou até mesmo na avaliação de contratação de créditos.

02

Nosso mercado é bastante abrangente, e além disso temos um perfil de gestor, por isso não devemos ser um profissional restrito apenas a indústria. Então meus engenheiros, nós somos profissionais versáteis e somos peças fundamentas em todas as empresas independentes do tamanho ou ramo.

Tags
Veja mais

Comentários no Facebook

Close