Dicas e Curiosidades

Business Coaching aplicado a Liderança e Gestão de Pessoas

coaching - Business Coaching aplicado a Liderança e Gestão de Pessoas

+ O QUE É BUSINESS COACHING?

O Business Coaching é um processo que visa elevar o desempenho organizacional, a partir de um trabalho personalizado, com a utilização de técnicas e ferramentas para atender às necessidades humanas do negócio em uma determinada área como, por exemplo, gestão de pessoas, gestão de projetos, gestão administrativa ou comercial, a principal finalidade é auxiliar empresários e empreendedores a alavancar seus negócios a partir do desenvolvimento de competências empreendedoras e do desenvolvimento de estratégias eficientes.

Business Coaching é aplicável para todos os tipos de negócio, desde micro e pequenas empresas até multinacionais e pode tomar infinitas formas. Listarei abaixo as demandas mais comuns onde o profissional Coach é solicitado para realizar intervenções.

Definição de metas e planos de ação: as empresas frequentemente escolhem um caminho para seguir, mas não são capazes de operacionalizar suas metas, por diversos motivos. Nesse caso, o papel do Coach é orientar e ajudar aos gerentes do negócio em esclarecer e priorizar suas metas e desenvolver estratégias e planos para atingi-las.

Identificar e realizar Coaching para “funcionários ocultos”: na era da informação, um crescente número de pessoas vitais para um negócio e que atuam em áreas técnicas e de suporte, ou em áreas que não tem o mínimo de proximidade com as suas principais habilidades é muito grande, com isso encontram-se: insatisfeitas, desmotivadas e isoladas. O papel do Coach nesse caso é auxiliar os gerentes a identificar, através de uma análise de perfil comportamental, com a utilização de ferramentas como coaching assessment e recompensar tais trabalhadores, como a adotar um senso de apreciação, “pertencimento”, de valor, e assim desenvolver uma liderança baseada em princípios que encorajam o comprometimento e motivação entre eles.

Treinar e desenvolver equipes: O treinamento e a capacitação profissional tem sido cada vez mais exigido e incentivado pelas empresas, pois as características mais comuns e valorizadas em profissionais é a educação, pro atividade, cooperativismo, boa comunicação e principalmente espírito de liderança. Sendo assim, o Business Coach tem sido cada vez mais solicitado para atuar como treinador dentro das organizações, com o objetivo e desenvolver e reforçar cada vez mais tais habilidades em seus funcionários e, além disso, é uma demanda que vem em uma ascendente constante, tendo em vista que são as pessoas fazem todo o processo organizacional acontecer e para isso elas precisam estar treinadas e preparadas para desenvolver suas atividades.

Trata-se de um processo estimulante e criativo que apoia e inspira o coachee, o cliente, a atingir seus objetivos por meio do desenvolvimento de suas próprias competências, bem como, neutraliza bloqueios e impedimentos, e o estimula para descoberta de novas estratégias e soluções para alcançar o sucesso total de seu negócio. Em um breve resumo, o Business Coaching auxilia no desenvolvimento do maior responsável pelos resultados do seu negócio, você!

+ COACHING APLICADO A LIDERANÇA

Tendo em vista que o coaching vem pertencendo cada vez mais ao mundo corporativo, Jack Welch, escritor e grande empresário americano, nos faz refletir ao fazer uma revelação sobre o futuro da liderança, “No futuro todos os líderes serão Coaches. Quem não desenvolver essa habilidade, automaticamente será descartado pelo mercado”.

Ao ler e meditar sobre esta frase, percebemos que está cada vez mais próximo de se tornar uma realidade, uma vez que liderança é a capacidade de gerenciar um grupo de pessoas, fazendo com que esse grupo gere resultados e se transforme em uma equipe de sucesso, alcançando assim resultados em prol da organização. O papel do coach é extrair o melhor resultado possível de cada pessoa com a utilização de técnicas e ferramentas, fazendo com que todo o potencial que talvez nem mesmo a pessoa soubesse ter, seja liberado e utilizado, esse é o papel do líder coach.

Quando falamos em liderança e coaching podemos imaginar uma organização, cuja cultura coaching já tenha sido adotada por seus gestores, operando em um nível de excelência e ascensão, pois o método permite que os seus colaboradores sintam-se parte do negócio e cooperem para alcançar os melhores resultados possíveis dentro da empresa.

Liderar é uma arte que poucas pessoas dominam, é mais do que a busca de resultados através de pessoas, liderar é a arte de proporcionar um ambiente adequado para a cocriação e evolução de todos que estiverem inseridos em um determinado grupo, é criar oportunidades de negócios e fazer com que as pessoas se percebam parte de todo esse movimento.

É o líder que conduz a equipe no alcance dos resultados, então cabe a ele tomar decisões inteligentes e assertivas perante a sua equipe, direcionando assim todos ao caminho que o negócio deve seguir.

+ COACHING APLICADO A GESTÃO DE PESSOAS

Em qualquer negócio, independente do seguimento ou qualquer outra variável, a gestão de pessoas torna-se necessária para que a estrutura da empresa possa ser desenvolvida adequadamente e para que os objetivos propostos possam ser alcançados.

Quando aplicamos o coaching, estamos trazendo o poder de uma metodologia de performance humana cientificamente comprovada para dentro do campo organizacional, conseguindo com isso explorar de cada pessoa o melhor que elas tem a oferecer para a organização, pois quando temos um método eficaz de trabalho, a produtividade e o alcance dos objetivos tende a se aproximar cada vez mais próximo da realidade da empresa.

Toda empresa de sucesso é resultado de um grupo de pessoas conscientes e engajadas que trabalham em prol de um propósito maior, e quando maior senso de pertencimento, propósito e clareza os colaboradores tiverem, maiores serão as chances de crescimento. Por isso quando aplicamos o coaching ao mundo corporativo, conseguimos uma conexão maior com a essência de cada pessoa, e essa conexão tem o poder de gerar um campo relacional com um amplo espaço para cocriação e troca de aprendizado.

Com o crescimento do coaching a nível mundial, facilmente podemos encontrar cursos de graduação e pós-graduação em gestão de pessoas e coaching em diversas instituições de renome nacional e internacional, além de o tema já está presente também nas bibliotecas das universidades. Isso é mais uma prova real de o quanto o coaching funciona e gera melhoria na qualidade de vida das pessoas e nos resultados da organização.

Etiquetas
Veja mais

Comentários no Facebook

Botão Voltar ao topo
Fechar