Engenharia de Produção

Business Model Canvas

Modelo de negócio Canvas é uma ferramenta criada por Alex Osterwalder e Yvez Pigneur, que tem como finalidade planejar e visualizar as principais funções de um negócio e suas relações. Muito utilizado para apresentação de novos negócios ou novos produtos, também existe uma versão para processos para analisar e redesenhar processos de negócio, vamos lá conhecer as etapas do canvas.

image - Business Model Canvas

O canvas é um quadro dividido em 4 etapas: O quê, quem, como e quanto. E essas etapas são subdivididas em 9 blocos, dos quais iremos conhecer.

Os 9 blocos do Canvas

1.Segmento de Clientes: é o bloco que define os grupos de clientes, para quem devemos criar valor, e através dele iremos definir quem são nossos clientes mais importantes.

2. Proposta de valor: é o motivo pelo qual os clientes vão escolher comprar e fidelizar com nossa empresa.

3. Canais: São os meios de contato da organização com os clientes, canais de comunicação, de distribuição e vendas.

4. Relação com os clientes: o modo de tratamento para cada segmento de clientes, qual a melhor abordagem com cada grupo.

5. Fluxo de rendimento: é a fonte de receita que representa o dinheiro que nossa empresa gera a partir de cada segmento de cliente. Quanto nossas clientes realmente estão dispostos a pagar?!

6. Recursos – chaves: são os recursos mais importantes que devemos realizar.

7. Atividade – chaves:são as atividades necessárias para criar e oferecer uma proposta de valor.

8. Parceiro – chaves: é uma peça fundamental, são a rede de fornecedores que me ajudará no nosso modelo de negócio.

9. Estrutura de custos: descreve todos os principais custos envolvidos nos outros blocos, sejam eles custos fixos ou variáveis.

O quadro é fixado na parede e os principais envolvidos realizam um brainstorming, as ideias são representadas nos blocos e formam a base do negócio ou produto, ou seja, a forma como você irá operar e gerar valor ao mercado. O canvas é considerado uma inovação em modelo de negócios.

Tags
Veja mais

Comentários no Facebook

Close