Ferramentas

Ciclo da Inteligência Competitiva: Uma ferramenta de tomada de decisão

Entenda o que é inteligência competitiva e como aplicar na empresa

O ciclo da Inteligência Competitiva (IC) tem como objetivo aprimorar as tomadas de decisão de forma estratégica, proativa gerenciando de forma ágil os dados das organizações para competirem no segmento analisando o ambiente ao seu redor.

Você deve estar se perguntando: Como adquirir esses dados? Pode ser de diversas formas entre elas buscar informações pelas mídias sociais, cliente oculto, pesquisa com clientes entre outros.

Benefícios

Os benefícios são diversos como:

  • Acompanhar mudanças: observar sinais e desenvolver a partir delas soluções adequadas pois algumas empresas dependem da sazonalidade e tendências comportamentais para inserir os produtos no mercado;
  • Diminuição dos erros: É necessário atualizar e recriar processos para não cometer os mesmos erros no passado;
  • Proteção das informações: Evitar que os dados internos sejam vazados, monitorando assim as informações;
  • Organização de processos: Ordenação dos processos para que eles estejam disponíveis quando for necessário realizar a consulta.

Etapas

Por ser um sistema para disponibilizar e adquirir dados da empresa, clientes, concorrentes e mercado ele é formado em cinco etapas:

Site: docplayer
  1. Planejamento: Identificar as necessidades da IC que deve estar alinhado com o planejamento estratégico do negócio;
  2. Coleta: Buscar informações com fontes primárias (palestras, relatórios, entrevistas) e secundárias (livros, base de dados, programas editados, jornais) dando continuidade com os dados coletados;
  3. Análise da informação: Momento que são fornecidos insights aos tomadores de decisão estabelecendo relações relevantes;
  4. Disseminação: Com a informação analisada os formatos da disseminação são variados incluindo sumários, alertas, relatórios analíticos e projeções estratégicas.
  5. Avaliação do processo: Leva-se em consideração o desenvolvimento das etapas anteriores e dos resultados alcançados.

Conclusão

Podemos concluir que, todas as etapas do ciclo da IC são importantes e interligadas. Sempre agregando valor para ter um ótimo resultado no final do ciclo, quando necessário realizar adaptações por causa do ambiente organizacional. Aprender com o erro é crucial para melhorar o desempenho em cada ciclo.

Etiquetas
Veja mais

Comentários no Facebook

Botão Voltar ao topo
Fechar