Dicas e Curiosidades

Como o Business Intelligence (BI) pode ajudar na tomada de decisão

O objetivo do Business Intelligence (BI) em uma empresa é ajudar os gerentes a tomarem decisões mais consistentes.

Quando falamos sobre BI, estamos nos referindo aos recursos, tecnologias e aplicativos usados ​​para coletar, integrar, analisar e apresentar dados corporativos para que possam ser facilmente compreendidos.

Quais os benefícios do BI?

Todos os processos da empresa podem ser otimizados, reduzindo custos, proporcionando melhores resultados e mais rápidos.

No entanto, quando não podemos apontar o que precisa ser mudado e como concluir a mudança, é muito difícil falar sobre melhorias sem tomar medidas para implementá-las.

Algumas vantagens que podemos listar são:

  • Maior eficiência e produtividade
  • Decisões coerentes
  • Aumento das vendas
  • Maior competitividade

O maior objetivo que pode ser mencionado, sem dúvidas, é a tomada de decisão baseada em dados e não mais em “achismo”.

As ferramentas de BI proporcionam aos gestores a possiblidade de tomar decisões mais coerentes. Já que todos os dados da empresa estão à disposição para fundamentar as decisões utilizando dados históricos e atuais, além da possibilidade de fazer previsões futuras.

Com a tomada de decisões mais assertivas, a empresa pode se destacar em relação aos seus concorrentes. Obtendo assim, melhores resultados em um mercado altamente competitivo como o atual.

Seja qual for o tamanho da empresa, as ferramentas BI possuem recursos adequados para cada porte. Oferecendo aos gestores meios para tomar decisões mais adequadas ao momento da empresa e possibilita alcançar os objetivos do negócio.

Dica

Não deixe de assistir o vídeo abaixo onde falamos sobre o Power BI, uma ferramenta que vai te ajudar com o Business Intelligence.

 

Etiquetas
Veja mais

Comentários no Facebook

Botão Voltar ao topo
Fechar