Mercado de Trabalho

Conhecendo os cargos: Gerente de Produção

Engenharia de Produção - Conhecendo os cargos: Gerente de Produção

O Engenheiro de Produção é um profissional altamente versátil e por isso pode atuar em diferentes cargos dentro de uma única empresa. Hoje iremos falar um pouco sobre o cargo de Gerente de Produção. Este profissional é responsável por assegurar o cumprimento das metas de produção, dentro dos padrões de qualidade, quantidade, custos e prazo estabelecidos pela empresa

O que faz um Gerente de Produção?

Gerente de Produção gerencia custos do departamento de produção, coordenando a programação da produção, controle de qualidade, requisitos de mão de obra, requisitos de materiais e estoque de produtos acabados.

Está sob as responsabilidades de um Gerente de Produção:

  • Gerenciar operadores de máquinas, supervisores e outros profissionais diretamente ligados à área de Produção;
  • Emprega estratégias de Gestão da Qualidade para melhorar a qualidade dos produtos;
  • Coordenar o departamento de Materiais para programar a produção diária;
  • Fazer previsões de necessidades de produção sendo elas mão de obra e matérias-primas;
  • Planejar e supervisionar a manutenção preventiva de máquinas e equipamentos;
  • Definir e programar plano operacional, analisando a demanda de produtos, a capacidade produtiva e recursos auxiliares, elaborando plano de racionalização e redução de custos, plano de investimentos, orçamento de despesas e necessidades de matérias-primas;
  • Desenvolver e implantar métodos e técnicas que visam melhorar e aperfeiçoar o processo de produção.

Quanto ganha?

Segundo os principais sites de recrutamento o valor do salário pode varia de R$ 4.000,00 podendo superar os R$ 12.000,00, dependendo do nível de experiência.

salário - Conhecendo os cargos: Gerente de Produção

O que preciso fazer para me tornar um Gerente de Produção

Este profissional precisa ter formação generalista em negócios,ou seja, é importante que este se aperfeiçoe de forma constante, saiba falar outro idioma e atualize suas competências. Uma alternativa, sem dúvidas, é a realização de MBAs, cursos especializados em controladorias, como é o caso do MBA Gestão de Negócios, Controladoria e Finanças Corporativas.

Gostou? Confira estas dicas se você deseja se tornar um Gerente de Produção

1. Capacidade de se relacionar

Ele deve ter capacidade de interagir e gerenciar pessoas, já que conversa com todas as áreas produtivas de uma empresa.

2. Conhecimento em estatística

O gerente de produção deve tomar decisões a todo momento e para isso deve estar com os dados corretos em mãos. Portanto se faz necessário o conhecimento em CEP (controle estatístico de processo) para  monitorar um produto ou serviço durante seu processo de produção, pois caso apresente problemas, seu procedimento será interrompido para que as falhas sejam sanadas e o mesmo retorne a sua condição normal.

3. Idiomas

A fluência em outros idiomas pode fazer toda diferença dentro da empresa, especialmente dentro daquelas que lidam muito com produtos vindos do exterior.

4. Uso do Excel/Power BI

Esta dica pode soar como algo supérfluo, mas, acredite ou não, são poucas as pessoas que sabem usar esta ferramenta de forma avançada. O Excel/Power BI ajuda, e muito, na montagem dos relatórios (que são obrigatórios) e torna mais eficiente os seus resultados.

 

Etiquetas
Veja mais

Luccas Costa

Formado em Engenharia de Produção, cursando Mestrado em Engenharia de Produção, especialista em Lean Manufacturing e em Solução de Problemas. Movido pela busca de novos conhecimentos e por compartilhar experiências.

Comentários no Facebook

Botão Voltar ao topo
Fechar