Dicas e Curiosidades

Data Science: a sexta profissão do século XXI

Porque esta profissão prospera em meio a crise?

eue - Data Science: a sexta profissão do século XXI

O mundo digital tem se expandido muito rapidamente nos últimos 10 anos.  O lado digital possuía em 1995 cerca de 130 bilhões de gigabytes. Em 2020 este número será de 40 trilhões de gigabytes. Companhias precisarão de centenas de milhares, se não milhões, de trabalhadores para atuarem conectados com o mundo digital. Por isso a revista Harvard Business Review chamou a Data Science “ Da sexta profissão do século 21.”

O Instituto McKinsey Global, adverte a enorme escassez de profissionais de para análise de dados: “ Em 2018, os Estados Unidos sozinho estará face a escassez de 140.000 a 190.000 de profissionais especializados na área de aprendizagem profunda além de 1,5 milhões de administradores e analistas com o conhecimento em análises e big data para tomar decisões efetivas.”

Por causa da revolução digital todos os aspectos de nossas vidas foram impactados, a oportunidade de aprender sobre nosso comportamento é maior agora do que nunca. Marqueteiros podem usar nossos likes para aprimorarem seus produtos e oferecer o melhor dado o gosto individual.

Depois do estouro de Data Science, os empregados estão ganhando muitos dólares pelo seu talento. Michael Chui, principal data na McKinsey afirma: ‘’Esta profissão tem se tornado muito relevante para a companhia. Se você está curioso sobre começar uma nova carreira ou acha que a ideia de coletar dados é fascinante por si só, há muito que pode ser aprendido sobre ciência de dados. Tire um tempo para pesquisar mais e veja o que você pode descobrir sobre esse campo emergente e tudo o que ele tem para oferecer ao planeta.

Mas o que é o Data Science e o que faz este profissional?

Data Science é o estudo disciplinado dos dados e informações inerentes ao negócio e todas as visões que podem cercar um determinado assunto. É uma ciência que estuda as informações, seu processo de captura, transformação, geração e, posteriormente, análise de dados. A ciência de dados envolve diversas disciplinas:

  • Computação;
  • Estatística;
  • Matemática;
  • Conhecimento do Negócio.

O cientista de dados é um profissional multidisciplinar, responsável por realizar o processo citado no tópico Data Science acima. Ou seja, é responsável por transformar dados em informações ou produtos de informações dentro de uma corporação.

Além disso, ele também deve ser responsável pela formulação dos problemas, escolha de modelos de simulação e estatística e entrega dos produtos de dados.

Tags
Veja mais

Klara Medeiros

Estudante de Engenharia, amante de produtividade, gestão organizacional e empreendedorismo. Adora conhecer negócios inovadores, além de ser apaixonada pela transformação digital no mundo empresarial. Gostou do texto? Interaja comigo nas redes sociais!

Comentários no Facebook

Close