Engenharia de Produção

Gerenciamento de Projetos: O que é?

Descubra mais sobre a importância do gerenciamento em um projeto

Gerenciamento de projetos: Grupo se reunindo no desenvolvimento de um projeto
Fonte: Google

Gerenciar o andamento do projeto, analisando e melhorando continuamente as suas etapas, a fim de buscar um melhor desempenho é de extrema importância no gerenciamento de projetos. Afinal, a garantia de um resultado alcançado é o objetivo central. Mas, antes de falarmos sobre o gerenciamento em si, você sabe o que é um Projeto?

“Planejar sem agir é fútil, e agir sem planejar é fatal “
– Cornelius Fitchner

+ Projeto – Conceito inicial

Na sua cabeça, o que vem a ser um projeto?

  • Uma ideia?
  • Um fluxograma?
  • Um cronograma?
  • Um objetivo?

Para uma melhor definição iremos recorrer ao nosso velho amigo, o dicionário:

  1. Plano; planejamento que se faz com a intenção de realizar ou desenvolver alguma coisa: projeto de lei.
  2. Esquema; noção inicial, escrita e detalhada, do que se pretende desenvolver; aquilo que se pretende realizar, de acordo com esse esquema: projeto de pesquisa; projeto de limpeza do Rio Tietê.
  3. [Arquitetura] Plano que se faz antes do início de uma obra, com as descrições, cálculos, orçamento: o projeto de uma igreja.
  4. Escritura provisória de um texto.

E aí? Compreendeu?

Realmente, essas definições estão corretas, afinal o termo pode ser amplamente empregado. Mas para nós, iremos usar o seu emprego em ambientes corporativos, sendo sua definição mais específica e útil.

Segundo o Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos PMBOK (Project Management Body of Knowledge), considerado a “BÍBLIA” da gestão de projetos, Projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.

Sendo assim, o projeto possui algumas características que podemos citar, tais como:

  1. Possui um prazo de início e de término definido,sendo assim, temporário;
  2. Dispõe de recursos definidos, ou seja, limitados;
  3. Deverá haver um planejamento para que a execução seja feita de maneira eficiente e eficaz, sendo controlado e mensurável em suas etapas;
  4. Entrega produtos, serviços ou resultados exclusivos;
  5. Possui um equipe de profissionais;
  6. Diante do progresso das etapas apresenta evoluções progressivas.

Agora que ficou mais claro na sua mente o que é um projeto, vamos para o gerenciamento de projetos …

+ O que é Gerenciamento de Projetos?

O gerenciamento de projetos é definido como

a aplicação do conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto para atender aos seus requisitos.

Portanto, podemos afirmar que se trata de uma competência estratégica para organizações, permitindo que elas somem os resultados dos projetos com os objetivos do negócio, podendo assim, possuir um diferencial competitivo mais forte no mercado.

O gerenciamento de um projeto normalmente inclui, mas não se limita a:

  • Identificação dos requisitos;
  • Abordagem das diferentes necessidades, preocupações e expectativas das partes interessadas no planejamento e execução do projeto;
  • Estabelecimento, manutenção e execução de comunicações ativas, eficazes e colaborativas entre as partes interessadas;
  • Gerenciamento das partes interessadas visando o atendimento aos requisitos do projeto e a criação das suas entregas;

Além disso é dividido em cinco grandes processos, que são eles:

  • Inicio,
  • Planejamento,
  • Execução,
  • Monitoramento e Controle, e
  • Encerramento.

E é composto por dez áreas, dentre as quais podemos citar:

  • Gerenciamento de Qualidade
  • Gerenciamento de Custos
  • Gerenciamento de Riscos
  • Gerenciamento de Tempo

Então, podemos dizer que o desenvolvimento do plano de gerenciamento do projeto é uma atividade iterativa elaborada de forma progressiva ao longo do ciclo de vida do projeto,devido ao potencial de eventuais mudanças. A elaboração progressiva envolve a melhoria contínua e o detalhamento de um plano conforme informações mais detalhadas e específicas e estimativas mais exatas tornam-se disponíveis. A elaboração progressiva permite que a equipe de
gerenciamento do projeto defina e gerencie o trabalho com um nível maior de detalhes, à medida que o projeto evolui.

Sendo assim, aplicar conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas para a execução efetiva dos projetos significa utilizar os conhecimentos da área de atuação em que você está situado, junto aos conhecimentos de gestão de projetos, com habilidades interpessoais (também conhecidas como soft skills), aliado a ferramentas e técnicas que já estão desenvolvidas
e testadas, para garantir que o projeto será concluído com sucesso.

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Fonte:
PMI. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos – Guia PMBOK Quinta Edição – EUA : Project Management Institute, 2013

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Adson Cruz

Estudante de Engenharia de Produção. Pernambucano, 20 anos. Sonhador, amante da inovação e criatividade.Entusiasta de empreendedorismo e de soluções "fora da caixa". "Quanto tempo você vai esperar antes de exigir o melhor de si mesmo?" - Epiteto.

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