Ferramentas

Diagrama de Ishikawa

O Diagrama de Ishikawa, também conhecido com espinha de peixe ou Diagrama de Causa e Efeito. Ela é uma ferramenta de qualidade extremamente útil, pois auxilia na identificação das causas potenciais que resultam em um único defeito ou falha. Diante disso, podem-se propor as melhores ações para sanar um problema dentro de uma organização.

No diagrama as causas de um determinado problema ou oportunidade de melhoria são estruturadas hierarquicamente de acordo com o esquema:

Sem título 300x178 - Diagrama de Ishikawa
Fonte: http://www.elirodrigues.com/2015/08/31/como-fazer-uma-analise-de-causa-e-efeito-usando-o-diagrama-de-ishikawa/

+ Os 6 “M”

Máquina- Falhas relacionadas a equipamentos

EX.: funcionamento incorreto, falha mecânica, etc.

Materiais – Problemas relacionados ao uso de materiais no processo

Ex.: materiais fora  das especificações, volume incorreto, etc.

Mão-de-obra – Esta relacionada as atitudes das pessoas na execução da atividade

Ex.: pressa, imprudência, falta de qualificação, falta de competência, etc.

Meio-ambiente – Problemas relacionados ao ambiente externo e interno da organização

EX.: poluição, calor, falta de espaço, layout, barulho, reuniões, etc.

Medida – Esta relacionado as métricas utilizadas para medir, controlar e monitorar os processo

EX.: efetividade de indicadores, de instrumentos de calibração, etc.

Método- Se refere aos procedimentos e métodos adotados pela organização durante as atividades

EX.: Software, ferramentas de planejamento, etc.

+ Passo a passo de como fazer o diagrama de Ishikawa

  1. O primeiro passo é determinar o efeito (ou problema) a ser estudada
  2. Em seguida, devem-se juntar todas as informações sobre o problema, que será a base da próxima etapa.
  3. A terceira é a de levantamento das possíveis causas, para isso a técnica mais recomendada é a brainstorming.
  4. Após tal etapa, deve-se estudar classificar e priorizar as causas principais para que, enfim sejam elaboradas ações focadas em corrigir as causas prioritárias do problema.

+ Estudo de caso

Marketing de Conteúdo

Nesse caso, um site estava com um problema sério de um grande número de visitas no nosso blog (recentemente ultrapassaram a barreira das 500.000 visitas mensais), mas que eram pouco engajadas, ou seja, visitavam o site de planilhas, faziam poucos comentários e também tinham pouca navegação interna no resto do blog.

Problema: Pouco engajamento com o blog

Depois disso, você precisa listar todas as causas possíveis que podem estar ocasionando esse problema:

Causas

  • Posts muito técnicos
  • Posts curtos e teóricos
  • Estrutura mal definida de postagens
  • Produção de posts terceirizados
  • Alguns posts com baixa qualidade
  • Uso da plataforma wordpress
  • Interesse pontual sobre algum conceito específico
  • Falta de controle do engajamento no blog

Antes de jogar no diagrama deve-se colar cada causa no seu grupo e pontuar para observar a relevância da causa. Observe a figura:

Sem título 2 300x96 - Diagrama de Ishikawa

Agora você pode jogar direto no Diagrama de Ishikawa, Veja como vai ficar:

Sem título 3 300x77 - Diagrama de Ishikawa

Ações possíveis

  • Criar mais posts sobre casos reais
  • Criar mais posts sobre como usar ferramentas de gestão na prática
  • Desenvolver vídeos explicativos sobre situações reais

O resultado desse trabalho foi um aumento das vendas de visitas vindas do blog, aliada a uma satisfação maior dos nossos leitores (com mais comentários) e também com um maior engajamento nos  e-mails.

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Leandro André

Graduando em engenharia de Produção, apaixonado por inovação, empreendedorismo, gestão e ensinar.

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