Diagrama de Ishikawa
O Diagrama de Ishikawa, também conhecido com espinha de peixe ou Diagrama de Causa e Efeito. Ela é uma ferramenta de qualidade extremamente útil, pois auxilia na identificação das causas potenciais que resultam em um único defeito ou falha. Diante disso, podem-se propor as melhores ações para sanar um problema dentro de uma organização.
No diagrama as causas de um determinado problema ou oportunidade de melhoria são estruturadas hierarquicamente de acordo com o esquema:

+ Os 6 “M”
Máquina- Falhas relacionadas a equipamentos
EX.: funcionamento incorreto, falha mecânica, etc.
Materiais – Problemas relacionados ao uso de materiais no processo
Ex.: materiais fora das especificações, volume incorreto, etc.
Mão-de-obra – Esta relacionada as atitudes das pessoas na execução da atividade
Ex.: pressa, imprudência, falta de qualificação, falta de competência, etc.
Meio-ambiente – Problemas relacionados ao ambiente externo e interno da organização
EX.: poluição, calor, falta de espaço, layout, barulho, reuniões, etc.
Medida – Esta relacionado as métricas utilizadas para medir, controlar e monitorar os processo
EX.: efetividade de indicadores, de instrumentos de calibração, etc.
Método- Se refere aos procedimentos e métodos adotados pela organização durante as atividades
EX.: Software, ferramentas de planejamento, etc.
+ Passo a passo de como fazer o diagrama de Ishikawa
- O primeiro passo é determinar o efeito (ou problema) a ser estudada
- Em seguida, devem-se juntar todas as informações sobre o problema, que será a base da próxima etapa.
- A terceira é a de levantamento das possíveis causas, para isso a técnica mais recomendada é a brainstorming.
- Após tal etapa, deve-se estudar classificar e priorizar as causas principais para que, enfim sejam elaboradas ações focadas em corrigir as causas prioritárias do problema.
+ Estudo de caso
Marketing de Conteúdo
Nesse caso, um site estava com um problema sério de um grande número de visitas no nosso blog (recentemente ultrapassaram a barreira das 500.000 visitas mensais), mas que eram pouco engajadas, ou seja, visitavam o site de planilhas, faziam poucos comentários e também tinham pouca navegação interna no resto do blog.
Problema: Pouco engajamento com o blog
Depois disso, você precisa listar todas as causas possíveis que podem estar ocasionando esse problema:
Causas
- Posts muito técnicos
- Posts curtos e teóricos
- Estrutura mal definida de postagens
- Produção de posts terceirizados
- Alguns posts com baixa qualidade
- Uso da plataforma wordpress
- Interesse pontual sobre algum conceito específico
- Falta de controle do engajamento no blog
Antes de jogar no diagrama deve-se colar cada causa no seu grupo e pontuar para observar a relevância da causa. Observe a figura:
Agora você pode jogar direto no Diagrama de Ishikawa, Veja como vai ficar:
Ações possíveis
- Criar mais posts sobre casos reais
- Criar mais posts sobre como usar ferramentas de gestão na prática
- Desenvolver vídeos explicativos sobre situações reais
O resultado desse trabalho foi um aumento das vendas de visitas vindas do blog, aliada a uma satisfação maior dos nossos leitores (com mais comentários) e também com um maior engajamento nos e-mails.