Dicas e Curiosidades

Dicas de Livros para ler em 2019

Neste ano, coloquei como uma das minhas metas pessoais ler 12 livros no ano, exatamente 1 por mês. Tenho tentado cada vez mais melhorar este hábito em mim, já que ler, nunca foi meu forte.

Mas saber disto é muit torna-se ainda mais importante, pois demonstra que estou me autoconhecendo e melhor ainda, estou tomando uma ação para solucionar esta “fraqueza”.

Os livros giram em torno de 3 pilares: Liderança, Empreendedorismo e Desenvolvimento Pessoal.

Portanto decidi, compartilhar com vocês os livros que lerei neste primeiro semestre. Confira abaixo a lista:

Janeiro:

Resultado de imagem para o novo gerente minuto

O gerente-minuto® Lançado originalmente em 1981, O Gerente-Minuto® revolucionou o conceito de liderança, que passou a ser associado à agilidade. O símbolo do Gerente-Minuto, a indicação de um minuto no mostrador de um relógio digital, é defendido por Ken Blanchard e Spencer Johnson para nos lembrar que devemos reservar um minuto de nosso dia para olhar as feições das pessoas que gerenciamos e nos conscientizar de que elas são nossos bens mais importantes.

São elas que podem trazer melhor desempenho e produtividade para a empresa, em especial em momentos de adversidade. O mundo mudou muito nas últimas três décadas. Hoje as organizações precisam atuar com maior rapidez e menos recursos para acompanhar as constantes mutações na tecnologia e globalização.

Outro destaque é que a hierarquia vertical foi substituída pelo relacionamento lado a lado. Esta nova edição do clássico atende a um novo mundo. Os segredos práticos já consagrados – Objetivos-Minuto e Elogios-Minuto – ganharam um terceiro talento atualizado: Redirecionamentos-Minuto. Um guia de valor incalculável para o executivo moderno.

Fevereiro

Resultado de imagem para a startup enxuta

A inoação sem segredos! Na vanguarda do empreendedorismo do século XXI, Eric Ries criou uma abordagem revolucionária para a administração, que gerou um movimento que está transformando a maneira como os novos produtos são criados, desenvolvidos e lançados.

Esses princípios se aplicam a todos aqueles que procuram construir produtos verdadeiramente novos sem desperdício, que podem ser utilizados tanto por startups de empresas de garagem quanto por inovadores presentes nas grandes empresas.

Ries, que é empreendedor residente na Harvard Business School, também define desperdício como “toda atividade que não contribui para se aprender a respeito dos clientes”. Trazendo histórias da vida real e lições aprendidas de algumas das empresas mais dinâmicas da atualidade, o autor descreve um plano para que cada um possa executar os princípios fundamentais da startup enxuta em qualquer projeto.

Março

Resultado de imagem para liderança alex

Um guia inspirador sobre liderança de excelência, escrito pelo técnico de futebol mais bem-sucedido de todos os tempos.

O que é necessário para levar uma equipe ao máximo sucesso e mantê-la no topo por um bom tempo? Sir Alex Ferguson é um dos poucos líderes que sabem de fato a resposta a essa pergunta. Nos 38 anos em que atuou como técnico de futebol, ele alcançou a impressionante marca de 49 troféus e fez do Manchester United uma das maiores marcas do mundo. Nesse livro franco e inspirador, ele revela os segredos por trás de sua carreira repleta de recordes.

Liderança é organizado em função das habilidades mais valorizadas por Sir Alex e inclui temas que logo associamos ao seu estilo como treinador: disciplina, controle, trabalho de equipe e motivação. Também aborda assuntos não tão óbvios, mas nem por isso menos relevantes para se alcançar o sucesso: como delegar, lidar com o fracasso e a análise de dados.

Sir Alex Ferguson é um dos nomes mais conhecidos do mundo do futebol, o que atrairá todos os fãs do esporte interessados em conhecer melhor sua carreira e saber mais a respeito dos bastidores de um grande clube de futebol.

Por focar a liderança de equipes grandes em uma organização bem-sucedida e de alto desempenho, o livro também atrairá os interessados na área de gerência de grandes marcas e negócios envolvendo entretenimento e esporte, além de estudantes de administração e todos que ocupam cargos de gerência ou têm seu próprio negócio.

Abril

Resultado de imagem para o código do ceo

O código CEO é o livro de cabeceira de todo executivo, gerente de projetos, líder e assistente executivo.

Se você quer ter o sucesso de Steve Jobs, Jorge Paulo Lemann, Abílio Diniz, Roberto Justus e Mark Zuckerberg, não pode perder os dicas de David Rohlander, que une exemplos pessoais, estudos de caso do mundo corporativo e lições aprendidas ao longo de sua trajetória profissional para oferecer conselhos práticos a todas as pessoas que aspiram uma posição de liderança.

Aprenda a dominar a comunicação, a execução de projetos e a lidar com sua equipe de modo a construir um ambiente de trabalho promissor que caminha sempre rumo ao sucesso!

Maio

Resultado de imagem para Startup: Manual do Empreendedor

Startup: Manual do Empreendedor é exatamente o que diz ser: um guia passo a passo, abrangente, que orienta as startups a seguirem na direção correta.

Ele encaminha os empreendedores através do processo de Desenvolvimento do Cliente, que os faz deixar o escritório e ir às ruas, onde os clientes estão para desenvolver produtos vencedores que os clientes irão comprar.

Junho

Resultado de imagem para me poupe

Nathalia Arcuri é criadora do Me Poupe!, maior canal de finanças do mundo no YouTube. “Os fãs do canal Me Poupe! não vão se decepcionar. Nathalia Arcuri venceu o desafio de levar para o papel a linguagem que se tornou sua marca registrada, o que deve fidelizar multidões e reforçar o propósito de seu trabalho.

“Aos 7 anos comecei a poupar para comprar um carro quando fizesse 18. Com 23 comprei meu primeiro apartamento à vista. Aos 30 pedi demissão do meu emprego de repórter de TV e montei o canal Me Poupe!, no YouTube. Aos 32 me tornei milionária. Hoje o Me Poupe! tem mais de 1,5 milhão de inscritos e é visto por mais de 8 milhões de pessoas por mês, sendo pioneiro na criação do conceito de entretenimento financeiro ao falar de dinheiro com leveza e bom humor. Tenho orgulho de dizer que, aos 35 anos, estou perto de conquistar minha independência financeira.

Vou contar para você como cheguei até aqui, as roubadas em que me meti, as dúvidas que tive e tudo o que aprendi ao longo desses anos. Mas este livro não é sobre mim. É sobre você, o seu dinheiro e a maneira como vem lidando com ele até agora. Eu resolvi escrevê-lo para passar uma mensagem curta e grossa: você pode sair do buraco, não importa qual o tamanho dele. Para ajudar nesse processo, reuni exemplos práticos, situações reais, planilhas e exercícios, e organizei tudo isso em 10 passos simples para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso.

A partir dessas dicas, você vai aprender a dar um basta nos hábitos que sabotam sua saúde financeira, a identificar as crenças que impedem seu enriquecimento e a encontrar modalidades de investimento que caibam na sua realidade. E o melhor: vai descobrir um mundo maravilhoso em que o dinheiro trabalha para você, e não você para ele. Mas talvez a minha dica mais importante seja: poupar não é só acumular um monte de dinheiro. Poupar tem a ver com realizar sonhos.

É necessário ter foco, estabelecer prioridades e até abrir mão de uma ou outra coisa em nome de um objetivo maior. Eu poupo desde criança porque tenho metas e propósitos. E essas metas e propósitos têm a ver com pessoas e com experiências, porque, afinal, viver não é correr atrás de grana. A vida vale pelas experiências que o dinheiro nos proporciona, pelos encontros que temos pelo caminho e pela alegria de estarmos vivos todos os dias. “

Nathalia Arcuri

Mas e aí? O que achou destes livros? Já leu algum deles? Não deixe de comentar e também indicar outros livros!

Etiquetas
Veja mais

Luccas Costa

Formado em Engenharia de Produção, cursando Mestrado em Engenharia de Produção, especialista em Lean Manufacturing e em Solução de Problemas. Movido pela busca de novos conhecimentos e por compartilhar experiências.

Comentários no Facebook

Botão Voltar ao topo
Fechar