Engenharia de Produção

“E Agora TCC?” : Algumas dicas na hora de escolher o tema do Trabalho de Conclusão de Curso.

images 493284350814721863871. - "E Agora TCC?" : Algumas dicas na hora de escolher o tema do Trabalho de Conclusão de Curso.

“E agora? Que tema eu vou usar? “

Se você tá no ultimo ou penúltimo período de engenharia (dependendo da instituição) você já deve ter se deparado com essas perguntas.

Escolher o tema do Trabalho de Conclusão de Curso é provavelmente uma das decisões mais difíceis e conflitantes que um acadêmico deve tomar, pode parecer complicado, mas há elementos importantes a serem considerados na tomada de decisão pelo tema.

Primeiramente escolha um tema com o qual você tenha afinidade, afinal você vai ter que conviver meses com o assunto e tudo que você ler e escrever vai ser referente ao mesmo, então o ideal que seja um assunto que você conheça e que você goste, assim vai ser mais fácil escrever todo o desenvolvimento da pesquisa.

Outra coisa que ajuda muito é ser bem especifico na hora da escolha do assunto, assim você já sabe exatamente o que você deve explorar sem deixar lacunas no tema. Leve em consideração o tempo que você vai levar pra executar sua pesquisa, se ela for de campo e exigir a submissão a um comitê de ética você vai precisar de mais tempo do que uma pesquisa apenas bibliografia.

Contudo, leve sempre em consideração suas áreas de mais afinidade, tente ser o mais especifico que conseguir e busque sempre inserir o tema em um aspecto prático do seu dia-a-dia, como por exemplo no seu trabalho o que vai te permitir uma riqueza maior de detalhes.

Nunca deixe pra cima da hora, estabeleça um cronograma pra ser seguido assim você termina antes da data de entrega e consegue ter mais tempo pra se preparar pra defesa. Esteja preparado pra criticas e orientações, tem gente que tem um bom orientador, mas tem gente que não compartilha da mesma sorte.

De qualquer modo, escreva sempre sobre o que você gosta, isso sempre é a melhor dica e a melhor ideia.

Etiquetas
Veja mais

Comentários no Facebook

Botão Voltar ao topo
Fechar