Engenharia de Produção

Engenharia de Produção Plena ou Engenharia de Produção com Ênfase

Entenda quais as diferenças entre ingressar em um curso de Engenharia de Produção Plena ou com alguma Ênfase específica, como Mecânica, Civil, Elétrica etc.

Você sabia que a Engenharia de Produção possui diversas modalidades, cada uma focada em uma área específica?

Mas você sabe o significado de Engenharia de Produção Plena?

É a modalidade de Engenharia de Produção mais comum e popularizada no Brasil, focada nos métodos e práticas de projeto e melhoria de processos em geral. Durante o curso são aprendidos mais profundamente os conceitos associados às 10 áreas da Engenharia de Produção.

Já em relação aos cursos de Engenharia de Produção com Ênfase, é importante entender que eles não são cursos de pós-graduação, mas sim graduações focadas em um setor específico. Nas Ênfases não são aprofundados os estudos em relação às 10 áreas da Engenharia de Produção, mas sim na associação destas áreas com o setor em questão.

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é uma das maiores representantes destas modalidades com Ênfases no Brasil. Ela é considerada, pelas avaliações recentes do MEC, como uma das principais do Brasil na área de Engenharia de Produção, oferecendo três modalidades: Mecânica, Civil e Elétrica.

Veja esse vídeo que explicita as 4 Principais Ênfases em Engenharia de Produção no Brasil:

 

1) Engenharia de Produção Mecânica

Ela é a ênfase que mais tem semelhança com a Engenharia de Produção Plena. Isso acontece porque as origens da Engenharia de Produção estão intimamente ligadas a Engenharia Mecânica. Ela atua, então, na fronteira entre o conhecimento técnico em Engenharia Mecânica e o das 10 áreas da Engenharia de Produção.

Além das disciplinas básicas de Engenharia de Produção, a ênfase em Mecânica se aprofunda em disciplinas como: Mecânica dos Sólidos, Fundamentos de Termodinâmica, Usinagem dos Materiais, Conformação de Metais e Moldagem de Polímeros, Transmissão de Calor, Mecânica dos Fluidos, Controle de Vibrações, Soldagem, entre outras.

Veja com mais detalhes a grade curricular do curso de Engenharia de Produção Mecânica da UFSC clicando aqui.

A princípio, o Engenheiro de Produção Mecânica, assim como o Engenheiro de Produção Pleno, está capacitado a atuar em indústrias de um modo geral (elétricas, eletrônicas, químicas, farmacêuticas etc.) e em empresas de prestação de serviços (bancos, seguradoras, hospitais etc.). A diferença entre os dois está no enfoque de sua capacitação, a do primeiro é mais técnica em mecânica, a do segundo mais voltada para as áreas e subáreas da produção.

2) Engenharia de Produção Civil

O curso de Engenharia de Produção Civil busca aliar a formação científica e tecnológica das disciplinas de projeto da Engenharia Civil com conhecimentos gerenciais e de processos, tendo como marca formar profissionais que são, antes de tudo, gestores nas principais áreas da construção civil.

A visão deste profissional está na redução de gastos e aumento da produtividade através da gestão dos recursos humanos, materiais e financeiros. Além do currículo tradicional da engenharia, o Engenheiro de Produção Civil busca tomar as melhores decisões em termos de custo-benefício, antes de tirar uma obra do papel.

Além das disciplinas básicas de Engenharia de Produção, a ênfase em Civil se aprofunda em disciplinas como: Desenho Técnico para Engenharia Civil, Topografia, Arquitetura, Fotogrametria e Fotointerpretação, Geologia de Engenharia, Materiais de Construção, Mecânica dos Solos, Projeto Geométrico de Estradas, Sistemas de Transportes, Estática das Construções, Estruturas de Aço, Estruturas de Madeira, Hidráulica, Estruturas de Concreto, Construção Civil, Hidrologia, Saneamento, Instalações Hidráulico-Prediais, entre outras.

Veja com mais detalhes a grade curricular do curso de Engenharia de Produção Civil da UFSC clicando aqui.

O curso de Engenharia de Produção Civil é ideal para aqueles que procuram trabalhar na área de construção civil com enfoque voltado a melhoraria de processos e fomentando a inovação tecnológica. Podem fazer isso por meio de escritórios particulares, empresas especializadas em assessoria nos variados aspectos da construção, instituições públicas, entre outros.

3) Engenharia de Produção Elétrica

O curso integra os conhecimentos de Engenharia Elétrica e as áreas econômica, financeira e de processos. A ideia é capacitar o profissional a atuar no planejamento, construção e operação de sistemas elétricos buscando aumentar a eficiência na utilização dos recursos materiais e humanos disponíveis.

O foco é atender às necessidades de empresas em relação a automação industrial, componentes eletrônicos e equipamentos afins, trazendo um ar mais técnico em elétrica para Engenharia de Produção.

Além das disciplinas básicas de Engenharia de Produção, a ênfase em Elétrica se aprofunda em disciplinas como: Desenho Técnico para Engenharia Elétrica, Eletromagnetismo, Circuitos Elétricos, Materiais Elétricos, Ondas Eletromagnéticas, Eletrônica, Conversão Eletromecânica de Energia, Introdução a Sistemas de Energia Elétrica, Projeto de Instalações Elétricas, Circuitos e Técnicas Digitais, entre outras.

Veja com mais detalhes a grade curricular do curso de Engenharia de Produção Elétrica da UFSC clicando aqui.

O profissional formado em Engenharia de Produção Elétrica está habilitado a trabalhar, principalmente, na parte técnica e na gestão da produção de indústrias dos segmentos de eletricidade, eletrônica e tecnologia da informação, bem como em empresas de serviços no setor elétrico e de telecomunicações.

4) Engenharia de Produção Agroindustrial

O Engenheiro de Produção Agroindustrial é responsável por garantir a eficiência dos processos produtivos na agroindústria e aliar conhecimentos técnicos com os conceitos de economia e gestão de pessoas e processos. Utiliza-se dos ferramentais da Engenharia de Produção para resolver os problemas da agroindústria.

Diminuição das altas taxas de desperdício nas cadeias agroindustriais, solucionar problemas logísticos usando técnicas da Pesquisa Operacional e de Planejamento e Controle da Produção, além de aplicações de Engenharia Econômica, entre outras técnicas.

Além das disciplinas básicas de Engenharia de Produção, a ênfase em Agroindustrial se aprofunda em disciplinas como: Sistemas Agroindustriais, Ciências do Ambiente, Microbiologia, Higiene na Agroindústria, Industrialização de Vegetais, Controle de Poluição de Agroindústrias, Fundamentos de Refrigeração Industrial, Operações Unitárias na Agroindústria, Industrialização de Leite, Aproveitamento de Resíduos Agroindustriais, Automação na Agroindústria, Industrialização de Carnes, Gestão Energética na Agroindústria, Projeto de Instalações Agroindustriais, entre outras.

Veja com mais detalhes a grade curricular do curso de Engenharia de Produção Agroindustrial da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) clicando aqui.

As melhores oportunidades este profissional estão principalmente nas indústrias de álcool, adubos, fertilizantes e alimentícia, além de institutos de pesquisa, empresas de consultoria e de projetos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A grande vantagem de se formar em uma ênfase específica, como essas 4 que foram apresentadas, é poder se especializar tecnicamente em um setor específico da indústria, caso seja de interesse do profissional seguir carreira nesse setor.

A desvantagem é que se perde em termos de aprofundamento no conceito dos métodos apresentados na Engenharia de Produção Plena, ou seja, estuda-se menos Planejamento e Controle da Produção, menos Pesquisa Operacional, menos Logística etc.

É um trade off, ganha-se em termos técnicos do setor, mas perde-se me relação aos métodos. Os cursos de engenharia costumam ter 5 anos e possuem uma carga horária pré-determinada e, adicionando estes conceitos técnicos, é necessário compensar isso tirando em outro ponto.

Portanto, escolher entre Engenharia de Produção Plena ou uma de suas Ênfases depende muito do interesse futuro do profissional que quer trabalhar como Engenheiro de Produção.

 

  Este post é uma parceria com a página Engenharia de Produção

facebook.com/EngProducaoBR

Etiquetas
Veja mais

Nelson Júnior

Engenheiro e Mestre em Engenharia de Produção. Apaixonado pela Educação e Pesquisa em Engenharia. Engenheiro de Produção do Departamento Técnico (DETEC) da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade Federal de Goiás (UFG) - Campus Aparecida de Goiânia (CAP) e YouTuber do canal Engenheiro de Produção.

Comentários no Facebook

Botão Voltar ao topo
Fechar