Engenharia de Produção

Engenharia de Produção x Marketing

A atuação destes profissionais dentro de uma empresa

As empresas atualmente buscam se tornar mais competitivas no mercado, o que torna o Engenheiro de Produção e o profissional do Marketing grandes aliados das empresas nas batalhas pelo destaque no mercado. Para isso é preciso compreender um pouco mais o que essas duas áreas tem em comum e por mais que pareçam diferentes, elas podem se complementar. Primeiro vamos ver um pouco sobre o marketing.

O conceito de marketing basicamente é o conjunto de esforços, técnicas e ferramentas que trabalham junto para atingir o mercado, resumindo marketing é fazer a ponte entre o produto e o consumidor.

Fonte: http://www.industriahoje.com.br/mix-de-marketing-conheca-mais-sobre-os-4-ps-de-marketing

Estes são os 4ps do Marketing, produto, preço, praça e promoção.

Produto – solução que você está oferecendo, por exemplo, o McDonalds nasceu para resolver o problema de que as pessoas estavam cada vez com mais pressa para comer.

Preço – valor monetário que será cobrado ao entregar o produto/serviço ao público.

Praça – distribuição do produto/serviço. Onde o público que precisa dele está e quais são os canais de distribuição necessários para levar o produto ao público?

Promoção – comunicação que será utilizada para persuadir o seu cliente a comprar o seu produto.

Vamos falar um pouco sobre nós Engenheiros de Produção. De modo geral a Engenharia de Produção se dedica à concepção, melhoria e implementação de sistemas que envolvem pessoas, materiais, informações, equipamentos, energia e maiores conhecimentos e habilidades, para que utilizando desse conhecimento especializado em matemática, física e ciências sociais, enfim a temos como objetivo aperfeiçoar processos e aumentar o lucro das empresas.

Dentro da Engenharia de Produção temos a gestão do produto, onde estudamos pesquisa de mercado, planejamento do produto e marketing do produto, que vocês podem ver que se aplicam diretamente ao Marketing.

Podemos concluir que a Engenharia de Produção visa produzir com qualidade, baixo custo e da melhor maneira possível a fim de tornar a empresa mais competitiva. Assim como o marketing que busca satisfazer os consumidores visando também tornar a empresa mais competitiva. A dificuldade é unir os profissionais, mas como vimos, os dois trabalhando em conjunto significa maior força para empresa se destacar no seu mercado, além disso, maior destaque aos profissionais que se comunicam para crescer. Lembrando que o assunto é muito abrangente e não esgotamos todo conteúdo aqui, logo mais voltamos a abordar o assunto trazendo mais novidades.

Etiquetas
Veja mais

Brenno Magalhães

20 anos, mineiro, apaixonado por tecnologia, inovação, gestão, gosto de aprender e de ensinar, no momento de descanso um bom livro e boas séries.

Comentários no Facebook

Botão Voltar ao topo
Fechar