Ferramentas

Entendendo o DMAIC

Engenheiros e futuros Engenheiros de Produção, a busca pela melhoria contínua já está enraizado no DNA da nossa profissão e conhecer ferramentas para nos auxiliar nessa busca é essencial. O DMAIC é uma delas! Você conhece cada fase do DMAIC? E sabe para que serve cada uma?

dmaic - Entendendo o DMAIC

O DMAIC é a sigla, em inglês, de 5 fases: D- definir, M – medir, A – analisar, I – melhorar (Improve em inglês) e C – controlar. O DMAIC se refere a uma estratégia de qualidade baseada em dados para melhorar os processos e é parte integrante da Iniciativa de Qualidade Seis Sigma da empresa

D- DEFINIR:

Essa é a fase que especificamos o escopo do projeto através das necessidades do cliente. Definir uma meta de melhoria para o que se pretende melhorar, nessa fase fazemos a análise de stakeholders e mapeamos o processo, utilizamos ferramentas como casa da qualidade, matriz de kano, entre outras.

M – MEDIR:

Estabelecer qual é as condições atual do que se deseja melhorar, utilizamos bastante calculo e gráficos estatísticos, como analise de normalidade e carta controle, para fundamentar o que deve se melhorar.

A – ANALISAR:

Levantar as causas raízes (as entradas no processo ou as etapas do processo) que impactam significativamente na saída do processo e deve priorizá-las. Podemos utilizar as matrizes de priorização e de causa e efeito.

I – MELHORAR:

Desenvolver soluções possíveis para as causas raízes, criando soluções criativas para corrigir e evitar problemas. Soluções inovadoras usando tecnologia e disciplina para testar soluções finais e implementar. Aqui criamos o plano de ação (5W2H).

C- CONTROLAR:

Controlar as melhorias para manter o processo no novo curso. Evitar reverter para o “jeito antigo”. Exigir o desenvolvimento, documentação e implementação de um plano de monitoramento contínuo. Institucionalizar as melhorias através da modificação de sistemas e estruturas (pessoal, treinamento, incentivos).

O DMAIC permite uma análise estruturada e aprofundada do processo que se deseja melhorar.

Etiquetas
Veja mais

Comentários no Facebook

Botão Voltar ao topo
Fechar