Engenharia de Produção

Fatores críticos na implantação do 5S

Bem, provavelmente alguma vez em sua vida você já ouviu falar do programa 5Ss, vou fazer uma breve apresentação do mesmo para relembrarmos um pouco dele.

O programa 5Ss surgiu no Japão com o intuito de reconstruir o país que estava destroçado naquele momento, a partir de então, foi observado que a aplicação desse método nas organizações seria eficaz para a eliminação dos desperdícios. A nomenclatura 5Ss surge do fato de serem abordados 5 sensos que tem em comum a letra S como inicial, são eles:

 

  • Seiri: Utilização;
  • Seiton: Organização;
  • Seiso: Limpeza;
  • Seiketsu: Conservação;
  • Shitsuke: Disciplina;

 

programa-5s

 

Dito isso, vou listar alguns dos benefícios que o 5Ss pode trazer para as organizações e para a sua vida.

  • Melhor aspecto no ambiente;
  • Direcionamento mais rápido das oportunidades de melhoria;
  • Diminuição do desperdício de tempo em busca de materiais;
  • Diminuição do tempo de setup;
  • Capacitação da equipe;
  • Maior engajamento da equipe.

Esses são apenas alguns dos benefícios da implantação do programa, após a aplicação do mesmo pode-se notar outros que agregam mais ainda a organização e as pessoas. 

“Há tanta coisa a ser feita, Há tantas coisas que os 5Ss podem fazer por você. Olhe à sua volta. Há uma série de situações nas quais alguns algum tempo dedicado aos 5Ss, hoje, poderia, poupar-lhe muito tempo mais tarde. 

Quando os 5S’s vão mal, normalmente algo mais fundamental vai mal” 

Takashi Osada

O programa 5ss tem a grande vantagem de poder ser aplicado em qualquer segmento, seja indústria, saúde, educação ou em casa com a família. É uma ferramenta que traz muitos benefícios e é de fácil aplicação. 

Então, por qual razão o programa 5Ss não funciona em boa parte das organizações brasileiras?

Vamos falar um pouco sobre dois pontos que podem responder essa questão:

Ao escutar de um gestor que aplicar o 5Ss será uma tarefa fácil me pergunto se realmente ele entendeu que usar a ferramenta não é apenas realizar uma faxina na empresa ou apenas etiquetar armários. Muitos gestores confundem o fato do conceito do programa ser de fácil entendimento com o desafio que é colocá-lo em prática. 

Mesmo sem conhecer o segmento e nem a realidade da rotina diária das organizações posso responder que em termos gerais em todas as áreas as atitudes mais comuns em relação a implantação do programa 5S podem contribuir para a descontinuidade dele.

Fatores críticos para a descontinuidade do programa 5S:

  1. Mentalidade: Por muitas vezes os gestores não acreditam na eficácia do programa, não compreendem a razão pela qual estes cinco passos podem conduzir a organização ao sucesso. Muitos deles têm a ilusão de que o programa se resume a utilização, organização e limpeza. Acreditam que será uma perda de energia se preocupar com uma solução simples com esta e buscam alternativas mais complexas;
  2. Método: A forma como o método deverá ser implantado na empresa é primordial para o sucesso. Muitos gestores pensam que a implantação do programa se resume a preparar um grande alvoroço intitulado como o “dia D” e que a partir daí todos irão saber e executar as exigências do programa de forma automática e constante. Mas não é bem assim que isso acontece. É preciso mais que um dia D.
  3. Treinamento: Treinar todos os envolvidos no processo é primordial para que o programa consiga ser disseminado na empresa. O 5S exige uma mudança de comportamento e sem treinamento constante esse resultado não virá. Engana-se se você pensa que um único treinamento sobre o tema causará uma revolução em sua empresa, não é verdade! O processo de treinamento deve ser contínuo, sendo muito importante educar as pessoas para que o 5S faça parte da rotina dos colaboradores.

Mindset2-1024x536

Falar sobre o 5Ss é fácil. Realmente o conteúdo é extremamente simples e de fácil entendimento. Porém, a implantação exige uma mudança de mentalidade de todos os membros da organização, tem muita relação com a gestão das pessoas, com o desenvolvimento humano, cultura do aprendizado e esse tipo de mudança exige esforço, técnica e engajamento que leva o programa a tornar-se cultura da organização ao médio prazo. 

Vanessa Pereira

IN: Vanessa Pereira

IG: @vanessaperssy

Etiquetas
Veja mais

Comentários no Facebook

Botão Voltar ao topo
Fechar