Engenharia de Produção
Gemba: onde as coisas realmente acontecem
Fujio Cho disse: “vá ver, pergunte por quê, demonstre respeito”. Gemba é uma palavra japonesa que significa “o lugar real”. Na gestão Lean, gemba é o local mais importante para um time, já que lá o trabalho realmente acontece. Muitos gestores cometem erros em suas decisões porque eles ignoram essa parte essencial da produção, deixando de lado o conhecimento que pode ser adquirido ao entrar em contato com o real, com as pessoas que enxergam o processo acontecer de perto todos os dias.
Os três elementos importantes
- Vá e veja. A principal ideia de ir ao gemba se baseia na necessidade dos gerentes e líderes caminharem regularmente pelo chão de fábrica e se envolver na descoberta de atividades de desperdício.
- Pergunte o motivo. O principal objetivo de ir ao gemba é analisar a cadeia de valor em detalhes e localizar suas partes problemáticas por meio de uma comunicação.
- Respeite as pessoas. É necessário ter em mente que a ideia de ir ao gemba vai contra a uma “inspeção de chefe”. Cabe ressaltar que o foco está na descoberta de pontos fracos do processo, não das pessoas.
Como fazer a gestão do gemba?
- A gerência deve estabelecer metas para o gemba;
- Normalmente, as necessidades do gemba são mais facilmente identificadas pelas pessoas que ali trabalham;
- Uma pessoa envolvida deve sempre estar pensando em todos os tipos de problemas e contramedidas;
- A resistência à mudança precisa ser menor;
- A melhoria contínua torna-se uma realidade;
- A realização de mudanças nem sempre necessita de aprovação da alta direção.
Regras de ouro
O gemba, como você viu acima, é o local onde tudo acontece, você precisa entendê-lo e estar próximo a ele. Quero lhe mostrar alguns pontos que você jamais deve esquecer:
- Quando surgir um problema, vá até o gemba;
- Verifique os objetivos relevantes;
- Realize ações temporárias;
- Encontre a causa raiz;
- Padronize.