Engenharia de Produção

Gestão da Qualidade e Foco no Cliente

4 ESTRATÉGIAS CERTEIRAS PARA FOCAR NO CLIENTE E MAXIMIZAR NEGÓCIOS - Eleve  MarketingEleve Marketing

Você já deve ter ouvido falar em Agilidade e Customer Experience, temas que estão em alta hoje em dia (hype), mas vamos entender um pouco mais sobre essa relação com gestão de qualidade e a Engenharia de Produção?

Desde Deming o cliente é foco principal para a gestão de qualidade, sendo destacado por ele o dinamismo das necessidades dos clientes e como a empresa precisa se adaptar a essas mudanças rapidamente. Abaixo em ordem cronológica alguns marcos importantes para a história da qualidade:

  • Relação entre qualidade e cliente: 14 princípios de Deming;
  • Relação entre melhoria contínua e qualidade: PDCA de Stewart (primeira versão feita por Deming também);
  • Planejamento com foco nas necessidades dos clientes, projeto de produtos para atender às necessidades, projeto de processos para entregar os produtos – Visão do fluxo de valor para entregar valor ao cliente: Trilogia da Qualidade de Juran;
  • Relação entre certificação de qualidade e foco no cliente: ISO9000:2000;
  • Adaptabilidade e geração de valor pela perspectiva de qualidade ao cliente em um modelo de excelência de gestão: 5 Fundamentos da FNQ;
  • Visão da Jornada do Cliente e takt time para ressaltar a conexão entre clientes internos e externos nos processos;

Se você acompanha os fóruns sobre Transformação Digital com certeza já ouviu falar em Foco no Cliente, Agile, Jornada do Cliente, etc. Esses assuntos se resumem em identificar oportunidades de melhorias em processos, produtos e serviços para gerar mais valor à experiência do seu cliente, ou seja, melhorar a qualidade do que você entrega ao seu cliente.

Claro que toda a organização é responsável pela qualidade de seus produtos e serviços ofertados, mas como o Engenheiro de Produção como você pode se encaixar nesse contexto? Engenharia de Qualidade é uma das áreas e subáreas do conhecimento relacionadas à Engenharia de Produção na graduação, pós-graduação e pesquisa.

A partir de uma visão holística da gestão de processos (de jornada do cliente às atividades operacionais individuais), conheça e utilize ferramentas da qualidade desde o planejamento até a melhoria contínua e inovação desses processos para gerar mais valor para o cliente, ou seja, garantir que os produtos e serviços sejam sustentáveis e atendam continuamente a qualidade esperada pelo cliente.

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