Engenharia de Produção

Gestão da Qualidade

Para Vicente Falconi Campos, que é considerado um dos gurus de gestão no Brasil, a gestão de qualidade é uma gerência focada na qualidade da produção e dos serviços de determinada empresa. Frente à competitividade do mercado atual, a avaliação das habilidades das empresas em: atender as necessidades de seus clientes, oferecer produtos com qualidade e baixo custo, tem-se mostrado fatores decisivos nas suas estratégias de permanência no mercado competitivo.

Vicente Falconi | Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/os-60-mais-poderosos/vicente-falconi/51f6b3dbd93464151e000001.html

Dentro desse contexto, é comum ouvir dizer que as empresas precisam atender as necessidades dos clientes com qualidade. Mas afinal, o que é entregar um produto ou serviço com qualidade? Seria apenas entregar ao consumidor produtos sem defeitos?

Campos afirma que o verdadeiro critério de qualidade é a preferência do consumidor. E destaca ainda que: “um produto ou serviço de qualidade é aquele que atende perfeitamente, de forma confiável, de forma acessível, de forma segura e no tempo certo às necessidades do cliente”. Tais resultados podem ser alcançados pela prática do Controle da Qualidade Total, conhecido pela sigla TQC (“Total Quality Control”), que tem como foco medir os resultados para saber se o objetivo está sendo alcançado.

Durante sua formação o Engenheiro de Produção aprende que para aplicar técnicas e métodos que visam à gestão da qualidade dentro das organizações, é necessário o envolvimento de todos os setores da empresa e de todos os seus empregados para as práticas adotadas serem conduzidas da melhor maneira possível. E que para obter resultados efetivos, além do planejamento das estratégias é necessário o controle do processo.

Para abordar o controle da qualidade dentro das organizações, Campos defende que se devem ter três objetivos: planejar, manter e melhorar a qualidade desejada pelos clientes. No que se refere ao planejamento, o autor explica que isto implica um esforço de localizar o cliente, saber de suas necessidades e traduzi-las em características mensuráveis, de tal forma que seja possível gerenciar o processo de atingi-las. Em relação à manutenção da qualidade, Campos relata que se devem cumprir padrões e atuar nas causas dos desvios. E para alcançar o último objetivo, é necessário levantar causas dos possíveis resultados indesejáveis e utilizar métodos de soluções de problemas para melhorá-los.

Na prática do controle de processo, tem-se destaque um método que norteia o gerenciamento da qualidade, chamado de Ciclo PDCA (PLAN, DO, CHECK, ACTION). Tal método é composto por quatro fases básicas: planejar, executar, verificar e atuar que visam manter e melhorar as diretrizes de controle de um processo. Um suporte para o desenvolvimento deste método é a utilização das ferramentas da qualidade, dentre elas destaca-se: Brainstorming, Diagrama de Causa e Efeito; Análise de Pareto; Folha de verificação; Diagrama de relações; Histograma e 5W2H. As ferramentas da qualidade possibilitam diagnosticar as causas raízes dos problemas e propor medidas corretivas.

Ciclo PDCA | Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/os-60-mais-poderosos/vicente-falconi/51f6b3dbd93464151e000001.html

Por meio de estudos sobre gestão da qualidade, pode-se compreender que, a fim de obter melhorias contínuas em seus processos, as empresas buscam aplicar métodos e técnicas que tenham como garantia qualidade, flexibilidade para solucionar problemas e eliminação das causas principais dos gargalos apresentados. A constante busca de atingir o objetivo de planejar, manter e melhorar a qualidade desejada pelos clientes proporciona subsídios para a sobrevivência das empresas no mercado atual. Desta forma é importante conhecer o estudo e implantação da gestão da qualidade nas organizações, uma vez que seu uso proporciona grandes vantagens competitivas, bem como eficiência em seus processos.

Fonte: Campos, Vicente Falconi. TQC Controle da qualidade total, no estilo japonês. Nova Lima – MG: INDG Tecnologia e Serviços Ltda, 2004.

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