Engenharia de Produção

Gestão de Projetos na Engenharia de Produção

Qual o diferencial deste profissional e o que a torna uma área com alta demanda?

Para muitos, estudantes e profissionais, Gestão de Projetos é uma área bastante comentada sendo esta uma disciplina já posta nos currículos da Engenharia de Produção ou muito difundida como Especialização para muitos graduados ou estudantes que desejam se aprofundar nessa área tão promissora. Embora comentada, muitos ainda não tem informação adequada sobre o que seria essa tão vasta área e qual a sua função. Aposto que alguém conhecido já usou o MS Project para alguma tarefa ou projeto específico.  Aliás, você conhece o que significa projeto? Você conhece ou já usou este software? Conhece o PMI? Se a resposta é não ou muito pouco, continua a leitura que te explico tudo!

Um projeto é temporário no sentido de que tem um início e fim definidos no tempo, e, por isso, um escopo e recursos definidos. (PMI-2019)

 

 

Sobre o PMI

Resultado de imagem para pmi

 

 

 

 

 

 

 

 

O Instituto de Gerenciamento de Projetos (Project Management Institute PMI), é a uma das maiores associações para profissionais de gerenciamento de projetos. O PMI oferece oito certificações que atestam conhecimento e competência, dentre as quais, a de Profissional em Gerenciamento de Projetos (PMP)®, que conta com mais de 370.000 profissionais certificados em todo mundo. Os salários e oportunidades de carreiras dos profissionais certificados demonstram que os empregadores reconhecem o valor agregado por aqueles que possuem essas certificações. No Brasil profissionais com gerenciamento de projetos no Brasil ganham em média R$ 7.876,00, segundo a Catho (empresa de recrutamento e seleção).E de acordo com o SINE (Site Nacional de Empregos) o salário de um gestor de projetos varia entre 4 mil e 28 mil reais, dependendo do tempo de experiência e do porte da empresa. Incrível, não?!

A função da instituição PMI é auxiliar mais de 700.000 membros, profissionais certificados e voluntários em praticamente todos os países do mundo a aumentar o sucesso das suas empresas, evoluir em suas carreiras e tornar a profissão mais madura. É uma associação renomada e de conhecimento mundial, contando com gigantescas redes de networking entre voluntários, estudantes e executivos.

Se você é organizado, apaixonado e bem orientado para um objetivo, porque não tornar-se um gestor de projetos? Os gestores compreendem o que os projetos têm em comum e sabem do seu papel estratégico pela qual as organizações obtêm sucesso, aprendem e mudam. São agentes de mudança, sentem-se confortáveis com as mudanças e ambientes de alta complexidade, cultivam a habilidade das pessoas com as quais trabalham e dominam um amplo e flexível conjunto de ferramentas de técnicas. Esses profissionais tornaram-se parte valiosa de suas organizações dado que setores como RH e executivos seniores já afirmaram sua posição estratégica para qualquer empresa.

Gestor de Projetos

Imagem relacionada

Bem, se você ficou animado até aqui tenho que mostrar uma ferramenta fundamental no trabalho de qualquer gerente de projetos, atuando principalmente na execução e acompanhamento das atividades. Este é o MS Project, software amplamente utilizado e com diversas versões. Nele os modelos internos e as ferramentas de programação conhecidas ajudam os gerentes e equipes de projetos a se manter produtivos. Nele é atendido as mais variadas necessidades como:

  • Modelos internos

     Modelos internos e personalizáveis usam as práticas recomendadas do setor para ajudá-lo a começar com o       pé direito, para que não seja necessário criar projetos do zero.
  • Planejamento de projetos

    Recursos de programação conhecidos, como gráficos de Gantt e menus suspensos pré-preenchidos, ajudam a reduzir o tempo de treinamento e simplificam o processo de planejamento de projetos.
  • Relatórios prontos para usar

    Compartilhe relatórios com a organização para que todos tenham as informações mais recentes. Os relatórios incluem tudo, desde gráficos de Burndown até finanças.
  • Várias linhas do tempo

    Veja rapidamente todas as atividades do projeto, desde tarefas até marcos futuros. Personalize as linhas do tempo de modo que elas representem dados específicos e compartilhe-as facilmente com os stakeholders do projeto.
  • Relatório em tempo real

    Controle o êxito do projeto de forma visual e dinâmica com relatórios prontos para uso, no pacote de conteúdo do PPM do Power BI, para obter detalhamentos e informações rápidas.

Essa ferramenta é incrível e essencial para exercer essa profissão incrível! Imagina se existir um curso que agregue MS Project e te ensine tudo de Gerenciamento de Projetos baseado no PMI para te ajudar a garantir sua certificação internacional a um preço justo? Pois é, existe sim e é oferecido pela Gradus. Pioneira em Lean Six Sigma e Qualidade na América Latina, a Gradus oferece certificação internacional nos cursos Lean Sex Sigma do segmento EAD (ensino a distância).A Gradus conta com um time com experiência internacional, pronto para ajudar você a conquistar resultados cada vez mais consistentes, e continuamente avalia as estratégias de melhoria e inovação aplicadas nas empresas nacionais e internacionais líderes de mercado.

Dica:

 

Resultado de imagem para Gradus ct

Quer ficar por dentro de todas as novidades desse setor? O curso de Gerenciamento de Projetos com MS Project vai te auxiliar com isso! O professor é nada menos que Marcello Soares, que tem 20 anos de carreira em melhoria contínua em multinacionais. Ele é Master Black Belt treinado e certificado em Dallas pela Accenture (George Group), responsável por treinamentos, certificações e desenvolvimento de pessoas para o negócio (Master Black Belts, Black Belts, Greem Belts, Yellow Belts e White Belts) dentro e fora de multinacionais. Vai perder?

O curso conta com 17 módulos completos e assistência de 1 ano para sua comodidade. Em Gerenciamento de Projetos com MS Project 2016 temos por finalidade passar para o aluno os principais conceitos difundidos mundialmente pelo PMI, e ensinar de forma prática o uso do MS Project 2016.

Ao longo do curso, você verá:

  • A conceituação de Projeto, Gerenciamento de Projetos e do Gerente de Projetos
  • As Fases de um projeto segundo o PMI
  • As 10 áreas de conhecimento em projetos (PMI)
  • Análise de Riscos e Stakeholders
  • Como usar na prática o MS Project 2016
  • Exercícios de fixação ao final de cada módulo para consolidar o conhecimento
  • Exposição de conteúdo teórico aliado a experiência prática
  • Apresentação de vídeos contextualizados para difundir o conteúdo mais facilmente.

Quer outras razões pra investir? Vai direto para a página deles e dá uma olhada, depois me conta o que achou!

 

Etiquetas
Veja mais

Klara Medeiros

Especialista em Gestão de Projetos pela USP e Universidade da Califórnia, além de outras aventuras na Copenhagen Business School e milhões de outros cursos paralelos. Graduanda em Engenharia de Produção pela UFCG e entusiasta da vida! Amo conversas paralelas e atuar de Coaching nas horas vagas. Vem comigo!

Comentários no Facebook

Botão Voltar ao topo
Fechar