Engenharia de Produção

Gestão de Projetos

Uma das 10 áreas da Engenharia de Produção

gestao de riscos conheca 4 metodologias eficientes para aplicar 740x360 - Gestão de Projetos
“Não importa quão excelente seja a equipe e quão eficiente seja sua metodologia, se
você não estiver resolvendo o problema correto, o projeto falhará”
(Woody Williams).

Mais especificamente, o que é um projeto?

É um esforço temporário realizado para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo, pois tem início e fim definidos no tempo e, portanto, define o escopo e os recursos. Um projeto é único na medida em que não é uma operação de rotina, mas um conjunto específico de operações projetado para atingir um objetivo único. Assim, uma equipe de projeto geralmente inclui pessoas que normalmente não trabalham juntas – às vezes de organizações diferentes e de várias regiões geográficas.

O desenvolvimento de software para um processo de negócios melhorado, a construção de um edifício ou ponte, o esforço de socorro após um desastre natural, a expansão das vendas para um novo mercado geográfico – todos são projetos. E tudo deve ser habilmente gerenciado para fornecer os resultados dentro do prazo, dentro do orçamento, aprendizado e integração de que as organizações precisam. O gerenciamento de projetos, então, é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas para projetar atividades para atender aos requisitos do projeto.

PMBOK

É o resultado de estudos do Project Management Institute (PMI), que se transformou em um guia dos conhecimentos de gestão de projetos (guide to the Project Management Body of Knowledge – PMBOK). É um documento que sistematiza os conceitos e ferramentas da administração de projetos. Nele é explorado o ciclo de vida do projeto, o processo administrativo do projeto e as áreas de conhecimento. A moderna gestão de projetos, baseia-se em dois conceitos fundamentais: o processo de gerenciar um projeto e as áreas de conhecimento.

Os processos de gerenciamento de projetos se dividem em cinco partes:

image 1 - Gestão de Projetos

E são dez áreas de conhecimento:

image 2 - Gestão de Projetos

Mercado de Trabalho

Segundo o Educa mais Brasil apud Project Management Institute, o Brasil é dono da 5 ª posição no ranking dos países que mais irão oferecer oportunidades para gestores de projetos. Serão cerca de 1,3 milhão de vagas.

As empresas têm percebido a importância desse profissional para gerenciar seus projetos, afim de evitar desperdícios e garantir o cumprimento dos objetivos traçados.

Dica

Aprenda a utilizar softwares de gerenciamento de projetos, como, o Microsoft Project. Pois ajuda na execução de projetos facilmente. Existe modelos internos e as ferramentas de programação ajudam a equipe de projetos a se manter mais produtivas.

Fontes:

https://www.educamaisbrasil.com.br/

https://www.pmi.org/

https://www.microsoft.com/pt-br/

Tags
Veja mais

Comentários no Facebook

Veja também

Close
Close