Engenharia de Produção

Gestão de Projetos

Uma das 10 áreas da Engenharia de Produção

gestao de riscos conheca 4 metodologias eficientes para aplicar 740x360 - Gestão de Projetos
“Não importa quão excelente seja a equipe e quão eficiente seja sua metodologia, se
você não estiver resolvendo o problema correto, o projeto falhará”
(Woody Williams).

Mais especificamente, o que é um projeto?

É um esforço temporário realizado para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo, pois tem início e fim definidos no tempo e, portanto, define o escopo e os recursos. Um projeto é único na medida em que não é uma operação de rotina, mas um conjunto específico de operações projetado para atingir um objetivo único. Assim, uma equipe de projeto geralmente inclui pessoas que normalmente não trabalham juntas – às vezes de organizações diferentes e de várias regiões geográficas.

O desenvolvimento de software para um processo de negócios melhorado, a construção de um edifício ou ponte, o esforço de socorro após um desastre natural, a expansão das vendas para um novo mercado geográfico – todos são projetos. E tudo deve ser habilmente gerenciado para fornecer os resultados dentro do prazo, dentro do orçamento, aprendizado e integração de que as organizações precisam. O gerenciamento de projetos, então, é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas para projetar atividades para atender aos requisitos do projeto.

PMBOK

É o resultado de estudos do Project Management Institute (PMI), que se transformou em um guia dos conhecimentos de gestão de projetos (guide to the Project Management Body of Knowledge – PMBOK). É um documento que sistematiza os conceitos e ferramentas da administração de projetos. Nele é explorado o ciclo de vida do projeto, o processo administrativo do projeto e as áreas de conhecimento. A moderna gestão de projetos, baseia-se em dois conceitos fundamentais: o processo de gerenciar um projeto e as áreas de conhecimento.

Cópia de Cópia de 473 Charles Court Lithonia GA 30038for more info contact maria 202 555 0167   maria@email.com  - Gestão de Projetos

Os processos de gerenciamento de projetos se dividem em cinco partes:

image 1 - Gestão de Projetos

E são dez áreas de conhecimento:

image 2 - Gestão de Projetos

Mercado de Trabalho

Segundo o Educa mais Brasil apud Project Management Institute, o Brasil é dono da 5 ª posição no ranking dos países que mais irão oferecer oportunidades para gestores de projetos. Serão cerca de 1,3 milhão de vagas.

As empresas têm percebido a importância desse profissional para gerenciar seus projetos, afim de evitar desperdícios e garantir o cumprimento dos objetivos traçados.

Dica

Aprenda a utilizar softwares de gerenciamento de projetos, como, o Microsoft Project. Pois ajuda na execução de projetos facilmente. Existe modelos internos e as ferramentas de programação ajudam a equipe de projetos a se manter mais produtivas.

Fontes:

https://www.educamaisbrasil.com.br/

https://www.pmi.org/

https://www.microsoft.com/pt-br/

Etiquetas
Veja mais

Lays Goltzman

Green Belt in Lean Six Sigma, bacharelanda em Engenharia de Produção. Apaixonada por melhoria contínua (Kaizen). "When you believe in yourself, other people will believe in you, too". (Sophia Amoruso)

Comentários no Facebook

Botão Voltar ao topo
Fechar