Engenharia de Produção

Gestão por Resultados

image - Gestão por Resultados

É um modelo de administração de empresa que foca nos resultados, diferente da gestão tradicional que é focada em processos. A gestão por resultados exige bastante desempenho dos funcionários, para a finalização das metas. O foco é nas atividades que agregam valor, sempre priorizam os resultados em todas as ações.

A Gestão por Resultados traça o destino da empresa, a visão, decide a rota, mapeia o fluxo de valor, para alcançar os seus objetivos, os resultados. Este modelo de gestão não é uma ferramenta, é uma mentalidade, uma forma de trabalhar que olha além dos processos, atividades, produtos e serviços e sim para benefícios e conquistas. Enfatizam o uso de informações sobre resultados para melhorar a tomada de decisões.

Ela exige que a administração reflita continuamente sobre até que ponto essa implementação de atividades e resultados levará à obtenção dos resultados desejados, ou seja, é sobre a eficácia da implementação. Consequentemente, a administração deve continuamente fazer os ajustes necessários para garantir o que foi planejado seja realizado.

 Características da Gestão por Resultados

São características dessa gestão:

  • Focalizar o diálogo sobre os resultados em todas as fases do processo de desenvolvimento;
  • Alinhar programação monitoramento e avaliação com resultados;
  • Manter as medições e relatórios simples;
  • Uso de informações de resultados para aprendizagem e tomada de decisão.

Para fazer com que essa metodologia cresça dentro da organização podemos contar com diversas ferramentas, já conhecidas por nós, como:

  • Scrum;
  • Six sigma;
  • Kaizen;
  • PDCA; e entre outras.

Como em todos os sistemas, neste não seria diferente, portanto seus componentes devem funcionar de forma harmoniosa e coesa para que seja eficaz.

Etiquetas
Veja mais

Lays Goltzman

Green Belt in Lean Six Sigma, bacharelanda em Engenharia de Produção. Apaixonada por melhoria contínua (Kaizen). "When you believe in yourself, other people will believe in you, too". (Sophia Amoruso)

Comentários no Facebook

Botão Voltar ao topo
Fechar