Ferramentas

Importância da Simulação para Planejamento em Ambientes Healthcare

Este momento de pandemia que enfrentamos exige esforços de cada um para a resolução dos problemas que surgem com a nova realidade, e uma das áreas mais afetadas é a da saúde, pois essa é uma crise sanitária.

Para que essas questões sejam resolvidas, com o menor custo possível, sem gerar grande impacto na vida das pessoas, é preciso muito planejamento para que cada passo dado gere mais valor aos envolvidos, sejam eles médicos, pacientes, profissionais ou unidades de saúde.

Nessas horas, a tecnologia faz a diferença entre desperdícios e o reaproveitamento de recursos.

Para enfrentar as situações críticas como a que vivemos, podemos lançar mão de soluções como o oferecido pela solução FlexSim Healthcare.

Esta solução tem como objetivo:

  • Planejamento para o alcance de melhores resultados;
  • Planejamentos como dimensionamento de leitos sob diferentes perfis de demandas e riscos;
  • Dimensionamento das equipes médicas, de enfermagem e técnicas;
  • Análises financeiras e de capacidade do sistema hospitalar, pronto atendimento e pronto socorro.

A Simulação em ambiente 3D e virtual

Sendo uma plataforma de simulação 3D, o FlexSim Healthcare permite projetar ambientes e instalações relacionadas às áreas da saúde com o foco no paciente.

Com os testes antecipados dos melhores processos a serem implantados, o cliente poderá ser melhor atendido com menores custos para a unidade de saúde.

A simulação 3D em saúde permite também que os procedimentos sejam mais precisos em sua execução, fáceis na análise de métricas e eficaz na entrega de resultados.

Tudo em um ambiente computacional livre de riscos e que permite digitalização para ambiente cloud e virtual.

Além disso, a visualização e modelagem diretamente em 3D permite maior agilidade durante a validação do modelo computacional em relação a sua aderência ao processo físico existente.

Os métodos convencionais de análises não permitem que haja precisão no fluxo dos pacientes no atendimento ambulatorial, por exemplo.

Ao contrário, uma solução tecnológica que simule a entrada e saída dos clientes e seu tempo de permanência na unidade, poderá otimizar o tempo que cada profissional se dedica ao atendimento. Podendo distribuir melhor esses recursos para que cada paciente seja atendido conforme sua real necessidade, no menor tempo possível, ou seja com o indicador LOS (Lenght of Stay) e outros KPIs otimizado.

Resumindo, com a simulação no FlexSim Healthcare os ambientes de saúde poderão considerar novos padrões de processos e operações diárias sempre avaliando custos e otimizando recursos.

Recursos do FlexSim Healthcare

O FlexSim Healthcare é composto por nove tipos de atividades pré-projetadas para modelar como os pacientes irão interagir com a equipe médica e de atendimento de maneira personalizada para a sua necessidade.

O FlexSim Healthcare permite também:

  • Rastrear o progresso do paciente em pontos específicos;
  • Sequenciar as etapas de atendimento;
  • Analisar com precisão o tempo de possíveis atrasos de pacientes;
  • Escolher as melhores equipes e recursos baseados em critérios lógicos.

Veja os principais cases e saiba como o FlexSim Healthcare irá permitir que você crie cenários infinitos de experimentação para encontrar o equilíbrio perfeito para a sua unidade de saúde.

Cases

Case 1: Planejamento de capacidade, otimização da escala médica, estudo de layout e otimização de recursos compartilhados da UPA (unidade de pronto atendimento) do hospital israelita Albert Einstein (HIAE) em São Paulo.

Case 2: Redução de 27% no tempo de permanência dos pacientes de baixo risco no hospital (LOS). Dimensionamento otimizado da equipe de enfermeiros e médicos.

Saiba mais em: https://healthcare.flexsim.com/case-studies/better-decisions-emergency-department/

Case 3: Dimensionamento de Leitos para Cirurgia sob diferentes demandas em um hospital.

Saiba mais em: https://healthcare.flexsim.com/wp-content/uploads/sites/2/2019/03/Outpatient-Surgery-Center-Capacity-Analysis-Poster.pdf

Case 4: Dimensionamento de Hospital de campanha para a Santa Casa de Itajubá-MG

Case 5: Planejamento de capacidade para o covidário do Hospital Albert Einstein de São Paulo.

Mais informações em https://healthcare.flexsim.com/ ou www.flexsimbrasil.com.br


Este post foi realizado em parceria com a FlexSim.

Etiquetas
Veja mais

Luccas Costa

Formado em Engenharia de Produção, cursando Mestrado em Engenharia de Produção, especialista em Lean Manufacturing e em Solução de Problemas. Movido pela busca de novos conhecimentos e por compartilhar experiências.

Comentários no Facebook

Botão Voltar ao topo
Fechar