Dicas e Curiosidades

KATA de Melhoria

Quando se fala em Lean, muito se ouve sobre: eliminar desperdícios, kaizens, mapeamento de fluxo de valor e outras ferramentas, mas pouca gente conhece a verdadeira maneira de pensar por trás disso, então, por isso vamos falar de KATA DE MELHORIA.

Algumas artes marciais possuem o KATA, que é uma sequência de golpes, feito sem oponente para fixar o movimento e poder executar quando necessário. A prática do KATA leva a perfeição do movimento, o mesmo tem que ocorrer com o KATA de Melhoria, ou seja, a prática da sequência vai nos levar a excelência na execução dos fluxos.

O KATA de Melhoria se baseia em 4 passos, são eles:

kata - KATA de Melhoria

kata2 - KATA de Melhoria

O Quarto passo requer a resposta das 5 perguntas fundamentais, são elas:

kata3 - KATA de Melhoria

Então seja em um Mapa de fluxo de valor da parte produtiva, ou de informação, ou até mesmo em um desdobramento de estratégia (Hoshin Kanri), a prática do Kata de melhoria leva a perfeição (5 princípios).

Sempre devemos praticar os 4 passos, e usar as 5 perguntas, quando estivermos caminhando em direção ao desafio, deixando claro o que queremos alcançar na condição alvo. Somente assim, conseguiremos rodar bem o PDCA, conforme na figura baixo.

kata4 - KATA de Melhoria

Etiquetas
Veja mais

Comentários no Facebook

Botão Voltar ao topo
Fechar