Engenharia de ProduçãoTecnologia e Inovação

Lean and Green – Inovação no segmento Lean Manufacturing

Hoje em dia, muito se fala em Gestão Lean, ou seja, produção enxuta, que é um sistema voltado para a redução dos desperdícios e perdas em todas as operações da empresa. O objetivo da prática lean é gerar um sistema eficiente e bem organizado para a melhoria contínua (Kaizen) e eliminação dos desperdícios, em que cada processo acrescenta valor para o cliente.

No entanto, a crescente pressão da sociedade e o aumento dos consumidores ambientalmente conscientes tem levado ao estabelecimento de normas ambientais rigorosas, que posteriormente, forçam a indústria a se  integrar eficientemente as preocupações ambientais nas suas práticas de gestão.

As práticas green reduzem o impacto ecológico da atividade industrial, sem comprometer a qualidade, o custo, a confiabilidade, o desempenho ou a eficiência de utilização da energia. Estas práticas podem,em um primeiro momento resultar em um aumento de custo, que tende a ser equalizado  e com isto melhoram a competitividade da empresa ao longo do tempo.

green engproducaoo - Lean and Green - Inovação no segmento Lean Manufacturing
http://www.pressian.com/news/article.html?no=124822

Portanto com a junção dessas duas filosofias Lean and Green Manufacturing  tem-se não apenas na minimização de danos ecológicos, como também possibilidade de aumento do lucro, gerando uma vantagem competitiva sustentável e melhorando a sua rentabilidade a longo prazo. A Produção Enxuta (Lean) é um exemplo de vantagem competitiva de custo, diminuindo os desperdícios no processo produtivo e a Gestão Ambiental (Green) como estratégia de diferenciação pela redução do impacto ambiental ocasionado pelas operações de produção nas organizações. As organizações industriais modernas estão adotando os objetivos do lean and green em seus modelos de gestão de uma forma mais incisiva e ainda transcendendo a P+L (Produção mais limpa) como uma evolução natural da cultura de redução de desperdícios de forma contínua, integrando seus programas para a minimização dos impactos ambientais causados pelas suas operações produtivas.

+ Quais ferramentas posso utilizar?

  • Envolvimento dos Funcionários: O envolvimento dos funcionários em todos os níveis produtivos não funciona somente como um mecanismo de promoção da mentalidade Lean, mas também como incentivo para a melhoria da eficiência ambiental.
  • Círculo Kaizen: Proporciona a realização de workshops e treinamentos com a função de mudar a atitude das pessoas e estimular o comportamento voltado à limpeza do ambiente de produção, à redução do consumo de insumos, ao reuso de recursos e à reciclagem de materiais.
  • 5S: Promove a manutenção da limpeza e da organização do ambiente de trabalho de forma a reduzir o consumo de insumos e descartar adequadamente resíduos de produção.
  • Manutenção Preventiva Total: Cumpre a função de prever e evitar falhas nos equipamentos, aumentando sua vida útil e evitando a ocorrência de refugos e retrabalhos que desperdiçam matéria prima e energia.
  • Melhoria Contínua: Reforça e suporta a criação e a manutenção de um sistema de gestão ambiental.
  • Redução de Estoque: Facilita a identificação de falhas no processo e, com isso, evita gerar consumo excessivo e geração de desperdícios.
  • Colaboração do Fornecedor: A responsabilidade ambiental é estendida aos fornecedores, reduzindo a necessidade de transporte e consolidação de cargas.
  • Poka-yoke: Reduz o número de componentes defeituosos, gerando economia material e energética, além de evitar retrabalho.

+ Exemplos e Aplicações do Lean and Green

  • A relação entre produção enxuta e gestão ambiental é complexa e ainda não conclusiva, a adoção de entregas JIT (Just in time) acarreta o aumento de frequência de transporte que, consequentemente, afeta o aumento do tráfego rodoviário e cria demandas por novas estradas, gerando evidentes impactos ambientais.  O aumento da eficiência em JIT requer menores lotes e mais set up produtivo, podendo gerar mais resíduos oriundos dos produtos de limpeza dos equipamentos e mais descartes de materiais de processos. Porém,  o excesso de produção ocasionada por um consumo desnecessário de energia e  a implantação de um program de reciclagem contribui para a eliminação de grande parte dos resíduos sólidos que são gerados pelo processo produtivo, bem como a redução do número de fornecedores por meio de um sistema de Green Supply Chain, contribui para a diminuição da distância percorrida na distribuição e com isso o consumo de combustível.
  • A utilização da estratégia de lean and green, contribui para a diminuição da pressão ambiental., existindo ainda, um potencial de racionalização dos desperdícios em vazamentos, no menor volume de água para a limpeza e a redução na utilização nas transformações operacionais.
  • Tem a possibilidade de promover a redução de 10% no consumo de energia e de 30 a 50% no consumo de matérias e geração de resíduos
  • Tem a possibilidade de reduzir cerca de 5 a 10% o custo operacional de uma célula de produção

O desenvolvimento da produção enxuta e a sua inter-relação com a gestão ambiental devem ocorrer de forma sistêmica, mobilizando as diversas áreas operacionais da empresa com o objetivo de alcançar resultados concretos por meio de uma estratégia sustentável de gestão.

Etiquetas
Veja mais

Comentários no Facebook

Botão Voltar ao topo
Fechar