Engenharia de Produção

Lean x 6 Sigma: suas diferenças e como se completam

six sigma vs lean six sigma - Lean x 6 Sigma: suas diferenças e como se completam

Apesar do conhecimento internacional das metodologias e a utilização delas pelas grandes empresas do mercado, o Lean 6 Sigma ainda gera dúvidas entre alguns profissionais, e estudantes que estão em busca qualificação profissional. Muitas pessoas não visualizam o Lean e o 6 Sigma como filosofias particulares, mas que se completam e tornam processos produtivos mais otimizados. Por isso vamos desvendar e entender suas diferenças.

+ O que é 6 Sigma?

O 6 Sigma é uma filosofia de gestão que visa a redução de variabilidade de processos, reduzindo os custos e aumentando assim sua lucratividade, e é também a metodologia mais eficaz na solução de problemas. O foco desta ferramenta não se limita apenas a adequação das organizações às normas da qualidade, mas também está diretamente ligada a satisfação do cliente. Desta forma o 6 Sigma atua na otimização de processos melhorando a qualidade no ambiente organizacional, como resultado obtém – se produtos e serviços mais padronizados, dentro dos limites de especificação impostos pelo próprio processo e principalmente pelos clientes.

+ E qual a diferença em relação ao Lean?

O Lean por sua vez em sua tradução, manufatura enxuta, é uma filosofia que faz a analise dos 8 princípios desperdícios na linha de produção, otimiza a linha , e usa a melhoria continua através das ferramentas da qualidade, ou seja , essa metodologia visa a eliminação de processos e atividades que não agregam valor para o cliente, com a redução de desperdícios o processo se torna eficiente e reduz custos envolvidos, o Lean reduz o tempo entre o pedido do cliente e entrega, o processo se torna mais rápido.

+ Por que Lean 6 Sigma?

O Lean 6 Sigma é a junção das duas metodologias, que se uniram a fim de melhorar os resultados das organizações reduzindo as variabilidades nos seus processos e eliminação dos desperdícios e de atividades que não agregam valor.

+ E como eu aplico cada uma das metodologias?

Suponhamos que que você trabalhe em uma cervejaria e que a linha de produção que você é responsável engarrafe cerveja do tipo Pilsner mais conhecida como Pilsen, em garrafas de 600 ml. A cervejaria considera como conforme, ou seja, dentro das especificações. Toda garrafa com variação de 10% em volume. Considerando que sua linha de produção engarrafe 1000 unidades por minuto e que em média 4% encontra-se fora do padrão exigido, ou seja saem do processo com uma variação de volume maior de 10%.

Agora em ritmo de final de ano seu principal cliente solicitou uma maior quantidade de produtos e para atender essa demanda deverá engarrafar 980 cervejas por minuto, dentro do limite especificado. Como você aplicaria o Lean 6 Sigma para melhorar esse processo? Para conseguir entregar a quantidade solicitada pelo seu cliente você precisa aumentar a velocidade da sua produção, certo? Se antes a linha envasava uma garrafa a cada 0,060 segundos, agora é preciso reduzir esse tempo para 0,058 segundos.

Uma das formas de reduzir esse tempo seria aplicar a metodologia do Lean utilizando suas ferramentas para deixar o processo mais eficiente. Entendeu? E onde o 6 Sigma se encaixa? Você precisa envasar 980 garrafas por minuto dentro do padrão, ou seja, é necessário manter a variabilidade do processo sob controle, para isso você precisa garantir que seu processo não produza fora dos limites de especificação da empresa, considerando o limite de 4%, o que é possível por meio da aplicação da metodologia.

Enquanto o 6 Sigma tem um foco na qualidade, em diminuir a variação dos processos, o Lean possui foco no aumento da produtividade reduzindo os desperdícios e melhorando o fluxo de trabalho. Melhorar a qualidade também leva a uma melhor produtividade, mas o inverso nem sempre é verdadeiro. Entendeu a diferença agora? Elas se completam fazendo os seus papéis destintos mas com as mesmas metas e objetivos!

Etiquetas
Veja mais

Comentários no Facebook

Botão Voltar ao topo
Fechar