Líder vs Gestor: Você sabe diferenciar ?
Quando entramos numa empresa é normal escutarmos esses dois termos, porém é apenas na prática que podemos diferenciar mas como realizar isso ?
Líder X Gestor
Liderança é um conjunto de visão, coragem, integridade, responsabilidade, vitória e cooperação. Um líder é escolhido por sua equipe que treinam indivíduos para crescer e se expandir, ou seja, inspiram e influenciam as pessoas através do compartilhamento de ideias de forma sociável.
Um gestor gere pessoas e processos buscando melhoria para empresa propondo inovação desenvolvendo estratégias ajudando potencializar e impulsionar o sucesso do negócio. Delegando tarefas e atribuindo deveres, normalmente ele que escolhe a sua equipe.
Gestão X Liderança
Através de 3 perguntas elaboradas pela Larry Bonfante, CIO da Bench Coach, podemos diferenciar gestão e liderança, são elas:
- Para onde estamos indo ? Essa questão pode ser respondida por um líder pois a sua essência é definir a direção da organização.
- Por que nós estamos indo nessa direção? É necessário convencer as pessoas a comprar a sua ideia e envolvê-las ao seu redor, enxergando assim as oportunidades e planejar o destino esperado.
- Como chegaremos lá? Agora essa parte é responsável pela gestão para que o time execute a estratégia, ajudando a esboçar o plano de como sair de um ponto e chegar a outro.
A gestão é uma função e liderança é um relacionamento. A junção dos conceitos dá origem ao profissional crítico para o sucesso, porém pessoas que possuem essas habilidades e ainda entregam um bom resultado são um bem precioso na empresa mas ainda sim é importante a diferenciação.
O que você prefere ser ? Gestor ou líder ?