Dicas e Curiosidades

Liderança 4.0 – Um novo conceito de liderança

Com os avanços tecnológicos, surgem novos modelos de negócios, novos desafios e a necessidade de uma nova liderança. A INDÚSTRIA 4.0 (4ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL) vai mudar de forma drástica a maneira que vivemos, trabalhamos e nos relacionamos. Ela trouxe conceitos como internet das coisas, robótica, inteligência artificial, nanotecnologia, biotecnologia e computadores quânticos. Chegaram para redefinir nossas indústrias, será que nossos lideres estão pronto para isso? Qual será o novo mindset (mentalidade) da liderança 4.0?

A história já provou que quando a tecnologia avança, a sociedade e os modelos de gestão avançam juntos. Uma breve analise das revoluções:

  • 1ª Revolução: Trouxe a mecanização, a força matriz, realizando a substituição da força humana por maquina.
    • Líder 1.0: tinha como principal objetivo a maximização da produção.
  • 2ª Revolução: Surgiram às linhas de produção, redesenho das relações laborais nas indústrias e o surgiu a necessidade de proteger os trabalhadores.
    • Líder 2.0: o líder começou a focar mais na qualidade e oferta do seu produto
  • 3ª Revolução: Introduziu a automação e o processamento de dados.
    • Líder 3.0: surgiram os empreendedores, a busca por novas oportunidades e de aproveitar a internet e novas tecnologias.

A Quarta Revolução Industrial vai trazer novos conceitos gestão, as fábricas vão se tornar flexíveis produzindo em massa produtos personalizados, assim alterando o conceito de produção em massa de Henry Ford. A inteligência artificial irá alterar o modo de tomada de decisão. É esse cenário que o líder 4.0 vai começar a atuar.

O professor Klaus Schwab, fundador e Chairman executive do Fórum Econômico Mundial, no seu artigo na Agenda Global definiu quatro princípios que devem orientar a pratica da liderança no progresso da Indústria 4.0.

1.º Concentrar-se em sistemas ao invés de nas tecnologias. Deve se focar nas mudanças de grande alcance para as empresas, a sociedade e a política, em vez de na tecnologia em si.

2.º Capacitar-se para dominar a tecnologia.

3.º Maior colaboração na integração. A colaboração entre os stakeholders deve desempenhar um papel central na forma como integramos as tecnologias transformadoras.

4.º Focar-se em valores fundamentais em vez de nos bugs. Para que o investimento nas novas tecnologias seja justificável, estas devem significar um mundo melhor.

A liderança nas empresas tem assim uma grande responsabilidade, com a criação de condições para o desenvolvimento da tecnologia segura. A Quarta Revolução Industrial, e as mudanças sistemáticas, enfatizam mais do que nunca a necessidade critica para o envolvimento e colaboração em torno de questão cada vez mais complexa. Sendo assim existe 3 aspectos fundamentais para  liderança 4.0:

  • Talento: mais que caçar os melhores talentos, é importante saber potenciá-los. Dedique tempo aos seus colaboradores, converse com eles, estabeleça uma relação. Lembre-se que uma simples troca de palavras de motivação pode aumentar a produtividade e o sentimento positivo dos trabalhadores.
  • Comunicação: a pressão para gerar resultados é enorme dentro das organizações, e o papel do líder também é contrariar o caos e o ambiente frenético que as pessoas sentem na sua vida profissional. Saber comunicar é um aspeto muito importante para gerar envolvimento, pertença à comunidade e estarem todos alinhados diariamente.
  • Mudança: mais importante do que o líder que sabe mudar, é o líder que sabe conduzir a sua equipa num processo de mudança. Não se esqueça de que na era 4.0 todos os dias o mundo está diferente, e que quando você dá um passo para frente, tem que levar os seus colaboradores consigo. Seja sempre transparente e explique às pessoas o que devem fazer para acompanhá-lo. E não deixe ninguém para trás.
“Um líder é alguém que sabe o que quer alcançar e consegue comunicá-lo.”

Margaret Thatcher

Etiquetas
Veja mais

Leandro André

Graduando em engenharia de Produção, apaixonado por inovação, empreendedorismo, gestão e ensinar.

Comentários no Facebook

Botão Voltar ao topo
Fechar