Engenharia de Produção

Logística x Supply Chain

As diferenças e semelhanças

Apesar da logística e o supply chain (gestão da cadeia de suprimentos) se tratar de assuntos distintos é comum causar confusão ao estudar seus conceitos pois eles se relacionam, ao pensar em supply chain e planejá-lo pensamos na logística dentro do processo, desde da previsão de demanda para compras de insumos, estocagem ate a distribuição do produto, esse processo esta inserido no supply chain que é o pensamento estratégico da empresa. Para deixar mais claro o entendimento de ambos e diferencia-los vamos entender uma pouco mais sobre os dois conceitos.

Supply chain ou gestão da cadeia de suprimentos envolve todos os estágios envolvidos no processo, diretamente ou não, ao pedido de um cliente. A cadeia de suprimentos não envolve somente fabricantes e fornecedores, inclui também todos os processos envolvidos no pedido do cliente, como desenvolvimento de produtos, marketing, operações, distribuição, finanças e o serviço de atendimento ao cliente. Supply chain é basicamente o conjunto de empresas que se relacionam trocando informações e trocando produtos afim de suprir a necessidade do cliente. Podemos pensar como se fosse uma casa, na base é o nível estratégico as decisões de fazer ou comprar, quem serão os parceiros de negócio, depois vem os 3 grandes pilares que é o nível tático, fluxo de informação, fluxo físico e gestão do relacionamento, onde vem a logística que entra para fazer o fluxo de informação e o fluxo físico.

Supply 300x169 - Logística x Supply Chain

http://felipevaruzza.blogspot.com.br/2013/01/supply-chain-gestao-em-nivel.html

E temos um vídeo com um exemplo simples de supply chain:

 

Já a logística até meados do anos 50, era utilizada nas atividades militares e também, foi criada por eles para pensar em como abastecer seus exércitos para que não faltasse suprimentos seja ele armas, alimento, vestuário, medicamentos, isso tudo em tempo e quantidade certa, o que fazia grande diferença entre perder ou ganhar uma guerra. Resumidamente, logística é entregar o produto correto no local certo, na hora certa, de acordo com as condições combinadas. Vejamos o exemplo abaixo pra entender um pouco sobre logística, em um dia ensolarado o valor do guarda chuva será menor do que em um dia chuvoso, então a questão é colocar o produto disponível pro cliente no momento mais adequado.

depositphotos 96583816 stock photo trafalgar square in a sunny 300x200 - Logística x Supply ChainOgAAAHI wJxLhLm9Qto8JC7CWa8EF1xG5mzLL41HJNhBemB4e2xsfes0BsLLZPDo4Ap2FasIIqVObg3FH10yjFSWcnUAm1T1UG3tWQur49z sahC35XGTj4Yc33x 300x200 - Logística x Supply Chainhttps://br.depositphotos.com/96583816/stock-photo-trafalgar-square-in-a-sunny.html  /  http://poramorjesus.blogspot.com.br/2010/07/deus-quer-sarar-voce.html

Está é uma reportagem da globo falando sobre a logística da fedex e da avon:

Ao ler os conceitos podemos tirar algumas diferenças entre os dois:

Sem Título 2 300x169 - Logística x Supply Chain

Autoria própria

Mesmo ocorrendo confusão entre logística e supply chain, vimos que há diferenças entre os dois conceitos como foco que na logística esta em fazer o processo andar dentro da empresa, já no supply chain que deixa de lado o modo de pensar no operacional e passa a ter a visão do negocio como um todo criando uma relação em que todos dentro da cadeia de suprimentos ganham.

Etiquetas
Veja mais

Brenno Magalhães

20 anos, mineiro, apaixonado por tecnologia, inovação, gestão, gosto de aprender e de ensinar, no momento de descanso um bom livro e boas séries.

Comentários no Facebook

Botão Voltar ao topo
Fechar