Engenharia de Produção

A Melhoria Contínua na Engenharia de Produção

Uma abordagem interessante sobre uma filosofia que trabalha com a cultura das pessoas

Quando penso em Engenharia de Produção, desmembro em algumas categorias importantes: Otimização de Processos; Melhoria Contínua (Kaizen); Pensamento Enxuto (Lean Manufacturing); Alavancagem de Resultados; Inovação; Capacitação de Pessoas; Planejamento Estratégico; Gestão de Projetos; Lucratividade; Competitividade, dentre muitos outros. E o mais interessante, todos eles interligados e fazendo parte de um contexto…

Um conjunto capaz de trabalhar a competitividade de uma marca, de um negócio, além de oferecer subsidio para criar seu próprio empreendimento.

A Engenharia de Produção traz uma tecnologia um pouco diferente, pois é uma Engenharia capaz de atuar em qualquer negócio, seja ele de grande escala e/ou pequenos setores. Grandes ou pequenas empresas. Uma área que preza sempre pela busca contínua pela melhoria seja ele qual for o processo.

Através da Melhoria Contínua, buscamos sempre por darmos passos melhores a cada dia. E isso se torna motivador, pois temos as pessoas como principal valor. Pessoas estas que através de uma mudança cultural, se transforma em um multiplicador de pensamento e de ideias dentro de qualquer organização. E qual a consequência disso? Equipes mais conscientes e mais engajadas em prol dos objetivos a serem alcançados.

Segundo a filosofia, TQM – Total Quality Management (Gerenciamento Total da Qualidade), Melhoria Continua é um conjunto de atividades planejadas de toda organização que objetivam aumentar a satisfação do Cliente, sejam eles internos ou externos.

Agora, quanto a filosofia Toyota, TPS – Toyota Production System (Sistema Toyota de Produção), o maior criador da “Produção Enxuta”, já traz consigo o termo japonês “Kaizen” cujo significado é melhoria. O conceito dá sentido a um esforço contínuo, (por isso melhoria contínua), que envolve todas as áreas e níveis de uma organização. E não para por aí, este modelo de melhoria japonês, é tão comum no Japão que é aplicado a todos os aspectos da vida. (Meio Ambiente, Saúde, Sistema Educacional, etc)

fundamentos kaizen 300x178 - A Melhoria Contínua na Engenharia de Produção

Fonte: http://www.portal-administracao.com/2014/10/kaizen-filosofia-melhoria-continua

Atuando de forma consciente nestes nove pontos, tendemos a ter não somente um processo bem elaborado e trabalhado, como também, pessoas que trabalham em conjunto e que se transformam em multiplicadores (aprender fazendo) para o alcance contínuo de resultados surpreendentes e eficazes.

Por fim, podemos enxergar que a Engenharia de Produção é uma busca contínua por resultados melhores e por pessoas melhores. É um prazer fazer parte desse time!!!

Tags
Veja mais

Jhulie Evelin Domingues Avelar

Bacharela em Engenharia de Produção. Administradora. Regida por desafios. Em constante evolução quando o assunto é "Melhoria Contínua". Apaixonada pela transformação que esta filosofia provoca nas pessoas. Amante pelo sucesso e pelo prazer de ir sempre em busca da realização de seus sonhos e do que te faz feliz...

Comentários no Facebook

Close