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Metas SMART: Alcançando metas com sucesso.

Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve.
– Lewis Carroll

Podemos dizer que todo o empenho humano é gerado através da definição e conquista de metas. Metas estão presentes em todos os aspectos da vida: Como conduzir seus relacionamentos, o que você quer alcançar no trabalho, a maneira que você utiliza o seu tempo extra …
Tudo vem a partir de escolhas das nossas prioridades, e o que gostaríamos de conquistar em todos os aspectos.

Sem a definição de metas ou objetivos, a vida se torna uma série de acontecimentos caóticos que você não controla ( e acaba sendo guiado pelos versos de um famoso cantor – Deixa a vida me levar, vida leva eu).

 

Então o que é Objetivo? E Meta?

 

Objetivo é o propósito da realização de algo, é aonde se quer chegar – a direção. É ele que fornece o sentido do que se deseja fazer, serve como guia. É a posição que se deseja ocupar no futuro, o sonho que se deseja realizar.

Já a meta é o objetivo descrito – ou seja, o passa a passo. Quando falamos em metas falamos de tarefas específicas para alcançar os objetivos. As metas são temporais e estritamente ligadas a prazos.

Agora que sabemos o que são metas, iremos apresentar a metodologia das metas SMART, uma maneira para alcançarmos metas com sucesso e uma maior probabilidade de êxito.

Metas SMART.

 

Metas: Aplicação da metodologia SMART
fonte: Google

Definir metas SMART significa que você pode clarear as suas ideias, focar seus esforços, usar o seu tempo e recursos produtivamente, e aumentar a chances de conquistar o que você quiser.

Mas vamos lá, o que significa SMART?

S.M.A.R.T é um acrônimo do inglês, que significa os 5 pilares dessa metodologia, sendo eles:

  • Specific ( específica – simples, sensível, significante).
  • Measurable (mensurável – motivação).
  • Achievable (alcançável – atingível).
  • Relevant (relevante – realística).
  • Time bound (Tempo – duração).Vamos conceituar cada ponto …

Específica 

Clara e específica. Assim deverá ser a definição da sua meta. As razões para a realização de tal objetivo devem ser reais, para que saiba que os esforços estão sendo movidos para a direção correta. Para auxiliar, devemos responder algumas questões:

  • O que eu quero alcançar?
  • Por que essa meta é importante?
  • Quem está envolvido?
  • Aonde ela está localizada?
  • Quais sãos os recursos e limites que estão envolvidos?

Exemplo

Imagine que o setor comercial de uma determinada empresa quer aumentar suas vendas no final de ano. Uma meta específica poderia ser, o aumento em 10% a margem de faturamento nas duas últimas semanas de Dezembro em comparação com o faturamento do ano anterior.

Mensurável 

Para manter-se motivado, deve-se estipular uma meta em que seja possível alcançar. Outra coisa bastante importante é que haja indício de progresso.

Por mensurável, podemos fazer algumas perguntas:

  • Quanto custa?
  • Quantos?
  • Quem irá saber quando estiver completada?

Exemplo
Você pode mensurar o seu desenvolvimento das vendas, analisando diariamente se a o nível estipulado está sendo alcançado de acordo com o planejamento.

Alcançável

De nada adianta você ser direto e medir o progresso; se sua meta não for alcançável, todo o esforço não será capaz de conseguir atingir o sucesso esperado. Você deve estipular metas realísticas, que podem ser desenvolvidas com os recursos disponíveis.
Algumas questões para serem feitas:

  • Como eu posso alcançar o objetivo?
  • Quais os recursos que terei que dispor em prol da meta?

Exemplo

O aumento na receita das vendas do setor comercial poderá se alcançado, tendo em vista que o setor de atuação da empresa vem apresentando alta demanda e o tempo estimado se mostra ideal para a conquista da meta.

Relevante

Nessa etapa, devemos perceber qual o grau de impacto que essa meta terá caso seja alcançada. É importante desenvolvemos metas que sejam relevantes, sendo assim, que tenham valor para o nosso objetivo.

Para ser relevante, podemos fazer algumas perguntas:

Tem valor?
É o tempo certo?
De acordo com os recursos que disponho, é aplicável?

Exemplo

Diante das oportunidades, o aumento das vendas é realmente uma ótima vantagem para aumentar o faturamento da empresa e elevar o seu patamar perante o mercado.

Tempo

Toda meta precisa de tempo, afinal, sem uma definição clara da duração, tendemos a adiar e assim, procrastinar a execução da mesma. Portanto, nessa etapa devemos definir o período em que ocorrerá o desenvolvimento e a aplicação dos esforços necessários.

Podemos fazer alguns questionamentos:

  • Quando?
  • O que eu terei que ter feito em determinado período de tempo?
  • O que eu posso fazer de hoje em diante?
  • O que eu posso fazer hoje?

Exemplo

O tempo foi estimulado de maneira adequada. Como o final de ano as vendas aumentam, a estipulação foi adequada.

E aí, Gostou? Está pronto parar implementar essa metodologia e alcançar todos os seus sonhos e objetivo?

Comente qual será a sua próxima meta.

BÔNUS: O SEBRAE oferece uma um modelo de arquivo para aplicação da metodologia SMART. Confira.

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Adson Cruz

Estudante de Engenharia de Produção. Pernambucano, 20 anos. Sonhador, amante da inovação e criatividade.Entusiasta de empreendedorismo e de soluções "fora da caixa". "Quanto tempo você vai esperar antes de exigir o melhor de si mesmo?" - Epiteto.

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