Ferramentas

Método de Análise Multicritério: AHP

Aplicar metodologias que auxiliam o decisor a ponderar com eficiência os diferentes critérios usados no processo de tomada de decisão em cenários complexos, se torna cada vez mais usual nas organizações que visam tomar decisões assertivas e mais estratégicas. No dia a dia das empresas é comum se deparar com situações que possuem “n” critérios a serem avaliados, antes de adotar medidas que irão influenciar na escolha final.

Diante disso, é fundamental o conhecimento de um conjunto de metodologias que irão orientar o gestor a propor resultados organizacionais consistentes e coerentes. Dentro dessa perspectiva, existem diversos estudos sobre a aplicação de modelos de tomadas de decisões que buscam utilizar técnicas que facilitam o processo decisório, dentre eles destaca-se o método Analytic Hierarchy Process (AHP).

Considerado um dos principais métodos da Escola Americana, o AHP tem como ponto principal a existência de uma hierarquia de decisão. Tal estrutura permite uma melhor representação da dependência existente entre os níveis dos componentes de um sistema em relação a outro nível, de maneira sequencial. O uso do método AHP permite tomar decisões por meio do ajuste de prioridades envolvendo vários fatores quantitativos ou qualitativos na análise de alternativas.

Os responsáveis pela decisão definem no início da hierarquia um objetivo global, coloca-se nos níveis sucessivamente inferiores os critérios e posteriormente as alternativas, que apresentam algum impacto no critério do nível superior. A próxima etapa consiste em uma comparação par a par dos elementos de cada nível do sistema, utilizando uma escala que varia de 1 até 9 (Escala Fundamental de Saaty) com o objetivo de construir uma matriz de decisão quadrada. Nessa matriz o decisor representará sua preferência entre os elementos comparados sob o enfoque do critério do nível imediatamente superior.

Escala Fundamental de Saaty (1980)

Com a utilização da Escala Fundamental de Saaty é possível ter como resultado um valor numérico para as atribuições dadas pelo decisor e então realizar o cálculo dos valores de preferência para cada elemento. Com isso obtêm-se uma ordem de prioridade das alternativas que deverá ser seguida na hora de tomar as decisões.

A aplicação do método de Análise Hierárquica de Processo ajuda de forma significativa na solução de problemas no cotidiano das organizações, pois facilita na identificação de qual elemento é mais prioritário no alcance do objetivo, na compreensão da situação enfrentada e na análise do impacto que cada critério influenciará na solução escolhida. Dessa maneira, seu uso torna-se uma peça chave para o Engenheiro de Produção que busca assertividade no fluxo decisório em cenários complexos.

Fonte: GOMES, L. F. A. M.; ARAYA, M. C. G.; CARIGNANO, C. Tomadas de decisões em cenários complexos. Cengage Learning, 2011.

Tags
Veja mais

Comentários no Facebook

Close