Dicas e Curiosidades

Metodologias Ágeis na Gestão da produtividade de empresas

Todo projeto precisa ter um início e um fim definido, porém sua execução pode estender-se dependendo de como é feito seu gerenciamento, em decorrência disso faz-se necessário a criação de métodos inteligentes que possam conseguir inibir possíveis problemas que impactem na execução dos mesmos.

Método Ágil

Diante de um cenário mercadológico em que a qualidade dos serviços ou produtos ofertados se sobressaem junto a satisfação dos clientes, em 2001, um grupo de programadores lançou o “Manifesto Ágil” que pregava uma metodologia para elaboração de projetos com foco na satisfação dos clientes composta por quatro valores básicos:

Resultado de imagem para principios do manifesto agil

Além dos valores, também foram definidos princípios. Os Doze Princípios Ágeis,  expandem o apanhado de sentenças que compõem os valores. Desde então, mesmo que o site do Manifesto Ágil tenha mudado minimamente (se é que o fez), mas o mundo ao redor do ágil não poderia ser mais diferente.

Tais princípios tinham o objetivo de garantir uma maior rapidez na entrega dos projetos e uma maior frequência de versões em conformidade com as necessidades dos clientes.  Pouco tempo depois da publicação do manifesto a metodologia ágil começou um processo de consolidação, não só nas empresas de desenvolvimento de softwares, mas em empresas e organizações de diversas outras áreas.

Diante do cenário de que nem todas as empresas são iguais e de que existem os mais diversos tipos de organizações e seguimentos é que acabou-se por criar-se subtipos que por sua vez são denominados “frameworks” ágeis que tem base nos princípios da metodologia ágil, contudo com as peculiaridades de cada empresa, os princípios ágeis podem ser adaptados as diferentes necessidades com o objetivo de agilizar os processos e as entregas das equipes.  Alguns dos frameworks mais comuns são:  FDD (Feature Driven Development ), Extreme Programming, Scrum, Nexus e Kanban.

As metodologias ágeis são comumente utilizadas para que haja uma comunicação constante e uma maior integração das equipes de trabalho mesmo que todas as atividades sejam divididas em outras atividades menores. Com a metodologia ágil existe um maior uso da gestão a vista, priorizando o foco do cliente e os prazos de entrega com um nível bem maior de organização, possibilitando assim, a mensuração dos indicadores de produtividade.

Imagem relacionada

Etiquetas
Veja mais

Comentários no Facebook

Botão Voltar ao topo
Fechar